Busca Ativa Escolar em Rondônia é exemplo de sucesso nacional na inclusão de crianças e adolescentes na escola

A Busca Ativa Escolar se baseia em estratégias que incluem a identificação de crianças e adolescentes por meio de visitas domiciliares, contato telefônico e outras formas de comunicação

O governo de Rondônia tem se destacado no cenário nacional pela efetividade da estratégia Busca Ativa Escolar (estratégia composta por uma metodologia social e uma ferramenta tecnológica disponibilizadas gratuitamente para estados e municípios), demonstrando o comprometimento exemplar com a garantia do direito à educação. A iniciativa visa identificar e reintegrar crianças e adolescentes que estão  fora da escola, e tem alcançado resultados significativos no estado.

De acordo com a titular da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Ana Lúcia Pacini, o sucesso resulta do trabalho dedicado de coordenadores, supervisores, técnicos e agentes comunitários. “Com isso, Rondônia já contabiliza mais de 8 mil rematrículas. Um feito que garantiu ao estado, o 1° lugar no ranking nacional de evolução de rematrículas. Esse marco demonstra o impacto da Busca Ativa Escolar na vida de milhares de crianças e adolescentes, que tiveram a oportunidade de retornar à sala de aula e dar continuidade aos seus estudos”, pontuou.

ESFORÇO COLETIVO

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o sucesso da ação no estado é fruto de um esforço conjunto, que envolve a colaboração de diversas entidades e profissionais. “As escolas estaduais e municipais engajadas nessa missão têm desempenhado uma função na identificação e no acompanhamento dos casos de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão,”salientou.

ESTRATÉGIAS EFICAZES

Conforme a Seduc, a ação no estado se baseia em estratégias eficazes, que incluem a identificação de crianças e adolescentes por meio de visitas domiciliares, contato telefônico e outras formas de comunicação. Além disso, a equipe da Busca Ativa Escolar trabalha em parceria com outras instituições, como Conselho Tutelar, Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), para garantir o atendimento integral às necessidades dos estudantes e de suas famílias.

PRÓXIMOS PASSOS

Segundo a Coordenadora de Informação Educacional da Seduc, Izia Cúbia, a Busca Ativa está cada vez mais fortalecida, e isso se dá principalmente pelos investimentos do governo do estado em tecnologia e criação de novas estratégias para identificar e reintegrar crianças e adolescentes que ainda estão fora da escola.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

O post Busca Ativa Escolar em Rondônia é exemplo de sucesso nacional na inclusão de crianças e adolescentes na escola apareceu primeiro em Governo do Estado de Rondônia.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.