B3 lançou sete índices em 2024

 

Publicado às 17h30

 

Ao longo de 2024, a B3 (B3SA3), bolsa do Brasil, lançou sete novos índices, sendo a maioria derivada do Ibovespa, principal indicador de desempenho das ações negociadas na bolsa que reúne as empresas mais importantes do mercado de capitais brasileiro. Este foi o ano com mais lançamentos de índices da história da bolsa.

A B3 tem como objetivo ser a principal provedora de índices do país e oferecer cada vez mais produtos que geram oportunidades reais para os investidores. O processo de desenvolvimento dos novos índices se deu principalmente pela demanda dos clientes e investidores.

“A modernização do mercado de capitais nos últimos anos tem criado uma demanda cada vez maior de produtos voltados para a diversificação de carteiras. Trabalhamos em conjunto com diversas assets para atender aos pedidos de desenvolvimento de indicadores customizados e ampliar as oportunidades de investimento, tanto em renda variável como em renda fixa”, afirma Ricardo Cavalheiro, superintendente de índices da B3.

Em 2022, a B3 lançou uma plataforma para o desenvolvimento de índices sob demanda. A partir de tecnologias de big data e metodologia ágil, é possível construir índices de forma mais rápida e eficaz para atender os pedidos do mercado.

A plataforma permite o de desenvolvimento de diferentes subíndices, que podem ser usados na criação de produtos, como ETFs, que são fundos de índices cujas cotas são negociadas em bolsa, além de outros instrumentos de investimento que busquem exposição para as carteiras de ativos de índices.

Desde o lançamento da plataforma já foram lançados 13 índices sob demanda: Índice de Crédito de Descarbonização B3 (ICBIO B3), Índice Agronegócio B3 (AGFS), Índice Futuro de Boi Gordo B3 (IFBOI), Índice Futuro de Milho B3 (IFMILHO), Índice DAP5 B3 (IDAP), Índice Bovespa Smart Dividendos B3 (IBSD), IDiversa, Índice Bovespa Smart High Beta B3 (IBHB), Índice Bovespa Smart Low Volatility B3 (IBLV), Índice Bovespa B3 BR+ (IBBR), Índice Bovespa B3 Estatais (IBEE), Índice Bovespa B3 Empresas Privada (IBEP) e Índice Bovespa B3 Equal Weight (IBEW), o que representa 30% de todos os índices que foram lançados ao longo de quase seis décadas.

Conheça todos índices lançados pela B3 em 2024:

S&P/B3 Ibovespa VIX (VXBR) – Índice de volatilidade implícita criado em parceria com a S&P Dow Jones Indices, é o primeiro índice a acompanhar o mercado doméstico do Brasil com base na metodologia do Cboe Volatility Index (índiceVIX), propriedade da Cboe Global Markets. Criado para medir a volatilidade de curto prazo implícita nos preços das opções do Ibovespa B3, o índice oferece uma visão transparente e eficiente de 30 dias das expectativas da volatilidade no mercado brasileiro.

Ibovespa Smart High Beta B3 (IBHB) – O indicador foi criado com o objetivo capturar, dentro da carteira do Ibovespa B3, as performances dos ativos que se destacam na alta sensibilidade em relação às oscilações de mercado, voltado para estratégias de investimentos que buscam classificar e analisar os ativos considerando sua oscilação de preço.

Ibovespa Smart Low Volatility B3 (IBLV) – O indicador tem o objetivo capturar, dentro da carteira do Ibovespa B3, as performances dos ativos que se destacam na baixa volatilidade em relação às oscilações de mercado, também voltado para estratégias de investimentos que buscam classificar e analisar os ativos considerando sua oscilação de preço.

Ibovespa B3 BR+ (IBBR) – O índice amplo combina as empresas participantes do Ibovespa B3 com as empresas brasileiras listadas no exterior que tenham Brazilian Depositary Receipts (BDRs) negociados no país. O indicador considera o desempenho médio das cotações dos ativos com maior negociabilidade e representatividade na bolsa brasileira, incluindo ações, units e BDRs.

Ibovespa B3 Estatais (IBEE) – O indicador tem como objetivo medir o desempenho médio dos ativos de maior negociabilidade, representatividade e que possuem controle acionário estatal. A seleção inclui exclusivamente ações e units de companhias listadas que fazem parte da carteira do Ibovespa B3 e que têm controles acionários Estatal ou Estatal Holding declarados em seu formulário cadastral (FCA).

Ibovespa B3 Empresas Privadas (IBEP) – O índice mede o desempenho médio dos ativos de maior negociabilidade, representatividade e que possuem controle acionário privado. A composição inclui ações e units de companhias listadas que fazem parte do Ibovespa B3 e que não fazem parte do Ibovespa B3 Estatais.

Ibovespa B3 Equal Weight (IBEW) – O indicador tem o objetivo de igualar a participação das companhias na carteira do Ibovespa B3 na época de sua formulação e em seus ajustes periódicos, oferecendo uma carteira mais desconcentrada. Assim, o investidor pode analisar o desempenho do mercado de uma forma que a performance das grandes companhias não impacte tanto na visão do quadro geral.

 

O post B3 lançou sete índices em 2024 apareceu primeiro em Finance News.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.