Nova ocorrência: mais trabalhadores são resgatados em situação análoga à escravidão no RS

Nove trabalhadores foram resgatados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) em uma propriedade rural de Flores da Cunha, na Serra do Rio Grande do Sul, na madrugada deste domingo (2). O grupo era formado por oito argentinos e um brasileiro, todos empregados na colheita da uva em condições degradantes.

Promessas não cumpridas e condições precárias

A fiscalização constatou que os trabalhadores haviam sido contratados sob promessa de pagamentos semanais, alojamento e alimentação, mas passaram a receber valores inferiores ao combinado e estavam sem pagamento há duas semanas. Além disso, o direito à alimentação era condicionado ao cumprimento integral da jornada de trabalho.

Os trabalhadores estavam alojados em situação considerada precária, sem estrutura adequada para higiene ou descanso. Eles denunciaram as condições à Brigada Militar, que acionou a Polícia Federal e o MTE para a fiscalização.

Responsável foi preso e liberado sob fiança

Durante a operação, um homem apontado como responsável pelo local foi preso em flagrante, mas liberado após o pagamento de fiança. A identidade do indivíduo não foi oficialmente divulgada. No entanto, fontes indicam tratar-se de Fabiano Stuani. Sua defesa afirmou que só irá se manifestar nos autos do processo.

Retorno para casa

Os nove trabalhadores prestaram depoimento na terça-feira (4) e foram encaminhados pelo MTE de volta para suas residências. O caso segue sob investigação para apuração de eventuais responsáveis e providências legais cabíveis.

The post Nova ocorrência: mais trabalhadores são resgatados em situação análoga à escravidão no RS appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.