Nova BR-163 vai ter botão SOS para motoristas

Botão SOS em aplicativo, 51 medidores de velocidade e 477 câmeras de circuito interno de TV são algumas das melhorias previstas e que deverão ser entregues pela empresa que assumir a gestão da BR-163 em Mato Grosso do Sul. Marcado para maio, o leilão da rodovia também pode receber lances da atual administradora da rota, a CCR MSVia. O PER (Programa de Exploração de Rodovia) elaborado pela ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre) mostra o que a concessionária deverá entregar aos usuários nos próximos anos dentro do investimento previsto de R$ 17,32 bilhões em obras e serviços até 2045. O SAU (Serviço de Atendimento ao Usuário) é um dos itens que vai receber investimento, com implantação um “Sistema Eletrônico de Troca de Informações com o Usuário via Rede de Dados sem fio (Intranet sem fio corporativa, de uso aberto e gratuito aos usuários), com cobertura de 100% da malha viária concedida”.  Esse serviço deve estar presente no aplicativo da empresa, que ainda deverá fornecer acesso à página Web da concessionária, “bem como a informações em tempo real da rodovia, a relatos de ocorrências e um navegador GPS com rotas. O aplicativo deverá ser desenvolvido em plataformas Android, IOS e similar atendendo aos padrões de tecnologias e conectividade a época”, sinaliza o programa. Vale ressaltar que a ANTT determina no PER que a concessionária ganhadora disponibilize no aplicativo o “Botão de SOS”, em que o usuário apenas aperte o botão e receba uma mensagem de confirmação de que seu pedido de socorro foi recebido. Isso, com serviço de Intranet (sem uso de dados do motorista) e “através do roteador onde o usuário se conectou, o sistema deve ser capaz de acionar através da equipe de operações, uma viatura para o local para dentro das redes sem fio” e ainda deve ser possível a disponibilização na rede sia um arquivo executável para instalação off-line. Diz também que o acionamento de “botão de alerta” para ser usado em emergências por parte do usuário deve ter funções de geolocalização e deve ser automaticamente interligado ao sistema de controle de eventos da Central de Controle e Operações,  “com acionamento da equipe mais próxima à localização do usuário.” Sobre o circuito interno de TV, ele deve abranger com as 477 câmeras, os 845,9 Km da rodovia e caso haja problemas técnicos, a empresa terá prazo de 48 horas para consertá-lo quando instalados em pontos críticos e 72 horas nos demais trechos.  Elas ainda devem ser instaladas na sede da concessionária, nas praças de pedágio e auxiliares, edificações operacionais, postos de pesagem fixos, Pontos de Parada de Descanso e postos da PRF. Os equipamentos também devem ser instalados nas “vias marginais, edificações e passarelas existentes na faixa de domínio, conforme regulamento da ANTT. Entre as novas obras, estão 22 passarelas para pedestres ao longo da BR-163. Elas devem ser implantadas com tela de proteção que impeça o pedestre de jogar objetos nos veículos; iluminação; e acessibilidade. Elas também contarão com câmeras de segurança. Todas elas deverão ser construídas até o sexto ano de concessão. Em relação ao sistema de controle de velocidade, serão 51 itens que podem ser do tipo radar fixo ou redutor eletrônico de velocidade (barreira ou lombada eletrônica). “Os equipamentos de controle de velocidade existentes no sistema rodoviário e operados por autoridade rodoviária, de forma a permitir a sua continuidade, devem ser assumidos e mantidos em operação pela concessionária desde o início da concessão. Os equipamentos que não estiverem em condições de operação deverão ser restabelecidos ou substituídos no prazo de 60 dias”, cita o PER. No planejamento de obras, estão 203 km de duplicação, 147,77 km de faixas adicionais, 28,82 km de contornos, 22,99 km de vias marginais e a execução de seis correções de traçado e intersecções dos tipos trombeta, diamante, trevos, rotatórias alongadas e retornos.  São previstas ainda 56 passagens de fauna e ciclovia, mas não há projeto específico para elas. “A localização da implantação das passagens de fauna deverá ser definida após consolidação dos estudos de atropelamento da fauna realizados ao longo da rodovia durante os anos de operação, análise da paisagem e identificação de corredores ecológicos.” Haverá também demolições de prédios do local, como a praça de pedágio em Mundo Novo, da delegacia da PRF (Polícia Rodoviária Federal) e das unidades operacionais da CCR MS Via em Rio Brilhante e São Gabriel do Oeste. Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais .
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