Anunciados a classe 2025 do Hall da Fama

A International Swimming Hall of Fames (ISHOF), entidade que comanda o Hall da Fama da Natação Mundial, anunciou a lista dos homanegeados deste ano. Ao todo serão 11 novos nomes eternizados na galeria dos “imortais” dos esportes aquáticos. Entre esses nomes estão os campeões olímpicos Anthony Ervin, Ryan Lochte, Federica Pellegrini, Oussama Mellouli e Joseph Schooling.

Lochte é um dos maiores nadadores da história, sendo dono de 12 medalhas olímpicas, além de ter impressionantes 65 pódios em Campeonatos Mundiais e ter batido 13 recordes mundiais individuais. Lochte é até o segundo nadador mais laureados em Jogos Olímpicos, atrás somente de Michael Phelps. Seu compatriota Anthony Ervin é outro grande nome do esporte, sendo dono de quatro medalhas olímpicas e seis em Mundiais, além de ser até hoje o nadador mais velho a conquistar uma medalha de ouro olímpica em prova individual, os 50m livre no Rio-2016 aos 35 anos.

Anthony Ervin – Foto: Reprodução

Representante da Itália neste Hall da Fama, Federica Pellegrini também têm uma longa história de sucesso nas piscinas. A diva conquistou duas medalhas olímpicas, com destaque para o título nos 200m livre em Pequim-2008 e outras 19 medalhas em Campeonatos Mundiais. Já Joseph Scholling será o mais jovem da turma 2025. O nadador de Cingapura, com 29 anos de idade, foi campeão olímpico nos 100m borboleta no Rio-2016 e tem outras duas medalhas em Mundiais, tendo se depedido cedo das piscinas.

Único campeão olímpico na piscina e nas águas abertas, Oussama Mellouli também será eterniazdo este ano pelo seu legado nas águas abertas, onde foi campeão olímpico em Londres-2012. O tunisiano foi ainda campeão mundial dos 5 km e bronze nos 10 km em Barcelona-2013. O treinador da vez homenageado será Gregg Troy, lendário técnico das equipes do Florida Gators e que foi olímpico três vezes, além de ter conquistados diversos títulos na natação universitária.

Federica Pellegrini – Foto: Reprodução

Também serão homenageados no Hall da Fama o chinês Chen Ruolin dos saltos ornamentais, o húngaro Endre “Bandi” Molnar do polo aquático, a espanhola-americana Andrea Fuentes do nado sincronizado, o kuwaitiano e atual presidente da World Aquatics Husain Al Musallam como colaborador e o indiano Sachin Nag, como pioneiro da natação.

A cerimônia de homenagem do Hall da Fama será realizada dia 28 de julho de 2025, no Park Royal Collection, Marina Bay, Cingapura, durante a disputa do Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos no país asiático.

 

Gostaria de receber as notícias de natação e águas abertas no seu email?

Cadastre-se aqui

Adicionar aos favoritos o Link permanente.