Aulas no sistema socioeducativo retornam com novas diretrizes pedagógicas em Rondônia

Sala de aula da escola São Domingos Sávio, na Unidade Masculina Sentenciado, em Porto Velho

Na segunda-feira (10), os nove centros socioeducativos da Fundação Estadual de Atendimento Socioeducativo (Fease) de Rondônia retomaram às aulas, e apresentam novidades para o ano letivo de 2025. No momento em que os alunos das escolas do Sistema Socioeducativo entram em sala de aula, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) coloca em prática as novas diretrizes pedagógicas, que visam à redução da distorção idade/ano de escolaridade dos estudantes.

As unidades e centros socioeducativos de Rondônia possuem espaços específicos para o atendimento escolar, com salas de aulas, bibliotecas, salas de atividades, e professores da Rede Estadual de Ensino das disciplinas e séries que atendam os adolescentes, em cumprimento de medidas socioeducativas.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, as escolas do sistema educativo promovem inclusão social e cidadania, auxiliando no desenvolvimento de habilidades e competências, além de oferecer oportunidades aos jovens se preparem para uma vida mais positiva e produtiva.

Um dos estudantes da Unidade Masculina Sentenciado, em Porto Velho, relatou que aprendeu a gostar de frequentar as aulas na escola São Domingos Sávio. Em quatro meses de cumprimento de medida, teve a oportunidade de prosseguir com seus estudos, concluindo o ensino fundamental e consequentemente, ingressar no primeiro ano do ensino médio. O jovem frisou que, “agora me sinto encorajado a terminar os estudos e cursar uma faculdade. Conversamos muito com os professores sobre o futuro e retorno para casa.”

Professores da Escola São Domingos Sávio, sistema socioeducativo

A vice-diretora da escola São Domingos Sávio, Ivone de Farias Oliveira ressaltou que, “as expectativas para escola no ano de 2025 é ter o apoio da rede de atendimento, por ser uma escola socioeducativa. Esse ano buscamos desenvolver projetos pedagógicos para melhor atender as demandas do sistema socioeducativo.”

Conforme a assessora pedagógica da Fease, Katiana Nunes de Araújo Pessoa, o processo educativo no contexto socioeducativo deve ser pensado de forma integral, levando em conta as especificidades de cada jovem, suas história de vida e potencialidades. “A escola tem a função de possibilitar que esses adolescentes se sintam acolhidos e entendam que a garantia dos direitos adquiridos em cumprimento de medida socioeducativa, é uma prioridade que deve ser assegurada”, evidenciou.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

O post Aulas no sistema socioeducativo retornam com novas diretrizes pedagógicas em Rondônia apareceu primeiro em Governo do Estado de Rondônia.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.