Fim do período de férias e volta às aulas trazem oportunidades e impulsionam comércio

Férias: significado de mais pessoas viajando, na praia, ou mesmo sem sair de casa o dia todo. Consequentemente, menos pessoas circulando pelas ruas. O período pós-Natal e início de ano nunca é apontado como dos mais positivos para muitos setores do comércio, também restaurantes e prestadores de serviço. Tanto que alguns entram em férias coletivas. Mas a situação começa a mudar a partir de agora, em especial com o gradual retorno das aulas e o fim do período favorito de descanso anual de boa parte da população. O vai e vem pelas ruas e calçadas de Estrela já voltou a ficar mais intenso. Bom para quem vende, mas também para quem busca oportunidades e bons preços, principalmente na compra dos materiais escolares.    

Livrarias papelarias volta às aulas – comércio – crescimento vendas Angeli (27) 1

O retorno das atividades escolares e do dia a dia representa um impulso significativo para diversos setores do varejo. A demanda por materiais escolares, roupas e calçados, em especial para crianças, cresce. Restaurantes, lanchonetes e padarias também voltam a ter maior movimento. Atentos a isso, são muitos os setores que aproveitam este momento para incrementar as vendas, e com promoções de momento. E a Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Estrela (Cacis Estrela) acompanha de perto todo este processo, dando suporte aos lojistas e consumidores.

Lista do material escolar

 Um dos segmentos mais procurados, e não poderia ser diferente, são as papelarias e livrarias especializadas em artigos escolares. A busca por cadernos, mochilas, estojos, lápis e demais itens essenciais – e não – cresce expressivamente nesse período. Os estabelecimentos aproveitam a maior procura para oferecer promoções e condições especiais de pagamento, atraindo ainda mais consumidores, principalmente os que deixaram para fazer as compras na última hora, criando uma fidelização para o restante do ano. Para Sidnei Wollmuth e Elizabeth Wessel, respectivos representantes da Paper Armazém e da Lojas Wessel, empreendimentos comerciais do ramo em Estrela e sócias da Cacis, o crescimento nas vendas nesta época do ano é até três vezes maior do que o normal.

“As próprias crianças querem visitar a loja, escolher seu material preferido. Elas se sentem parte presente deste processo, e isso estimula o interesse pela leitura, estudos, sendo importante reforço na fomentação do ensino. Claro que para isso é necessário, junto dos itens básicos oferecer e ter produtos diferenciados, as chamadas ‘fofurices escolares’. Aliar isso a bons preços, materiais de qualidade, promoções e a confiança do cliente também ajuda”, explica Wollmuth, que tem feito maratonas na loja para dar conta da demanda. Sua opinião é dividida por Elizabeth Wessel. “Ter o que os pais buscam e o que as crianças precisam da lista básica escolar com preços atrativos e qualidade é essencial. Mas este também é um momento de engajamento das crianças e jovens e isso se dá com materiais com que eles se identificam, gostam ou que os amigos possuem, e isso torna o estudo mais prazeroso e inclusivo. Há o menino que curte dinossauros, outro futebol por exemplo. Já uma menina talvez queira algo mais ‘fofo’ relacionado ao personagem de seu desenho ou banda preferida, e não podemos esquecer os jovens, que também têm seus gostos ou mesmo desejam algo mais neutro, da sua idade”, comenta ela, que observa um crescimento na venda de cadernos este ano. “Talvez já seja o efeito da proibição dos celulares nas escolas.” 

Livrarias papelarias volta às aulas – comércio – case Natália Angeli (11)

A pequena Nathália Marques é uma das crianças que fez questão de acompanhar o pai e a mãe na compra dos últimos itens da lista escolar. “Eu gosto”, diz ela. Aquele olhar “apaixonado” por um e outro lápis enfeitado e estojo colorido são compreendidos pelos pais. “Faz parte, e é um incentivo merecido”, dizem.         

Outros setores

Além da compra de materiais escolares, a maior circulação de pessoas impacta positivamente outros setores do comércio. Restaurantes, lanchonetes e cafeterias próximas a escolas e locais de maior diversidade comercial registram aumento no fluxo de clientes. São pais e responsáveis aproveitando o momento, no levar ou buscar as crianças na escola, para realizar compras ou consumir refeições rápidas. Lojas de vestuário e calçados também observam crescimento nas vendas, uma vez que muitas famílias optam por renovar o guarda-roupa dos estudantes para o novo ano letivo. Promoções, descontos especiais e facilidades de pagamento são comuns à época e ajudam a atrair mais clientes que também buscam economizar.

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