Record demite diretora depois de perder apresentador e ser ultrapassada pelo SBT

Foto de Nathalie Pilan Caram, diretora da Record em Campinas

Nathalie Pilan Caram não é mais diretora-geral da Record em Campinas: depois de quase quatro anos como principal executiva da TH+, afiliada da emissora na cidade, ela foi demitida da função na noite desta terça-feira, dia 11. A cúpula do Grupo Thathi, que também administra parceiras do SBT e da Band no interior de São Paulo, determinou o seu afastamento por conta dos resultados insatisfatórios de suas últimas mudanças no canal, que chegou a perder a vice-liderança para a VTV, retransmissora da rede fundada por Silvio Santos (1930-2024), em dezembro do ano passado.

As gotas d’água para o desligamento de Nathalie, de acordo com fontes do TV Pop, foram a saída de Giuliano Marcos, âncora do Balanço Geral vespertino até a semana passada, e a contratação de Lucas Carvalho para comandar o Balanço Geral Manhã. A emissora chegou a sondar Eduardo Brambilla, que esteve a frente do Jornal da EPTV durante 12 anos, para assumir o jornalístico, mas acabou preferindo contratar o até então repórter do SBT de São Paulo — a executiva bancou, por escolha própria, a contratação do jornalista, que estreou derrubando a audiência do horário.

Em outra decisão questionada internamente, Pilan Caram endossou a volta de Jair Duprá para o Balanço Geral vespertino. O comunicador, que estava a frente do noturno Jornal da TV Thathi, não conquistou os telespectadores em seu primeiro dia de retorno ao programa da tarde: a atração marcou apenas 2,2 pontos de média na segunda-feira, dia 10, e empatou tecnicamente com a VTV, que chegou a desbancar a Record durante a exibição do VTV da Gente. Em diversos momentos, o noticioso teve menos de 1 ponto de ibope, índice considerável inaceitável para a emissora.

Além da baixa audiência de toda a programação, considerando até mesmo os formatos nacionais da Record, a emissora também não passa por um bom momento financeiro — algo comum para a maioria das emissoras de televisão diante da retração do mercado publicitário, que aumentou seus investimentos em publicidade nas plataformas digitais. A situação, que já era delicada, piorou com a saída de Giuliano Marcos: vários anunciantes que faziam ações de merchandising no Balanço Geral cancelaram contratos nos últimos dias por não se identificarem com o novo âncora.

Mesmo tendo perdido público ao decorrer dos últimos meses, o Balanço Geral do meio-dia seguia na vice-liderança de audiência com relativa folga. Outras atrações da TH+, como o Jornal da TV Thathi (agora renomeado para TH+ Notícias) e o Cidade Alerta, não tinham a mesma sorte: o primeiro fica atrás da Band com frequência, enquanto o segundo tem dificuldades para remar diante dos números insatisfatórios da versão nacional do programa policial. Ambos, por sinal, não contam com a concorrência de noticiosos locais da VTV, diferentemente do jornal da hora do almoço.

Afiliada da Record passará por nova reestruturação

Para substituir Nathalie Pilan Caram, o Grupo Thathi escolheu Luiz Eduardo de Souza. Dono de uma empresa de consultoria especializada em salvar veículos de mídia com baixa rentabilidade, ele já foi diretor-geral da Record de Campinas em outra ocasião, entre setembro de 2019 e agosto de 2021. Ele é um profissional de irrestrita confiança de Chaim Zaher, dono do conglomerado, e já esteve a frente de outras operações televisivas da companhia, em Santos (em que a TH+ retransmite a programação da Band) e em São José dos Campos (lá, a emissora é parceira do SBT).

Souza terá a missão de reestruturar todos os veículos do Grupo Thathi em Campinas, não apenas a afiliada da Record. A operação televisiva tem a situação mais delicada, já que registra apenas 2 pontos de média há vários meses, mas o quadro também é problemático nas outras empresas do conglomerado, como no portal TH+ e na Novabrasil FM. Nathalie, por sua vez, apenas foi tirada do comando da base campinense do grupo, mas foi realocada no comando das operações de São José dos Campos, em que a emissora é vice-líder de audiência com a programação do SBT.

O retorno de Luiz Eduardo de Souza e a saída de Nathalie Pilan Caram não serão as únicas mudanças na TH+ de Campinas. A reportagem do TV Pop apurou que a afiliada da Record passará por mais mudanças em sua grade de programação — uma nova troca de apresentadores dos telejornais locais, assim como o fim de um recém-estreado programa esportivo, não é descartada. Fontes também dão como certa a saída de Bárbara Belan, atual diretora de Jornalismo da emissora. Ela deverá ser substituída por um profissional que tenha a confiança do novo executivo do canal.

The post Record demite diretora depois de perder apresentador e ser ultrapassada pelo SBT appeared first on TV Pop.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.