‘Nível crítico’: calor extremo causa falta d’água em pelo menos 8 bairros de Itajaí

O Semasa de Itajaí (Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura) informou que registra pontos de baixa pressão em diversas regiões da cidade nesta quarta-feira (12). Os bairros com a maior concentração de relatos de falta d’água em Itajaí são Dom Bosco, Fazenda, Fazendinha, Paciência, Praia Brava, Ressacada, São Judas e São Vicente.

Foto mostra estação de tratamento de água, ilustrando que serviço pode colapsar e causar falta d'água em Itajaí

Estação de tratamento de água pode entrar em colapso – Foto: Divulgação Semasa/ND

O motivo apresentado pelo órgão é o alto consumo decorrente da onda de calor, que impactou o abastecimento e reduziu o volume dos principais reservatórios. Segundo a Defesa Civil de Itajaí, a cidade atingiu máximas de 38ºC.

O Semasa informou que, mesmo com produção em capacidade máxima nas duas principais Estações de Tratamento de Água em Itajaí, os maiores reservatórios do sistema se encontram em nível crítico, com esvaziamento total em alguns casos.

Instituições públicas responsáveis por serviços essenciais, como escolas e unidades de saúde, já estão recebendo caminhões-pipa para assegurar a continuidade das atividades.

“Estamos fazendo tudo que está ao nosso alcance para impedir que esta situação se repita. Hoje precisamos do auxílio de cada um para vencer esse desafio de demanda excepcional com o mínimo de prejuízos”, diz Celso Praun, diretor-geral do Semasa.

Falta d’água em Itajaí: o que fazer para amenizar o problema

O Semasa reforça a importância do uso consciente, especialmente por quem possui caixa d’água em casa, evitando desperdícios e ajudando na manutenção do abastecimento até a normalização do sistema.

“Não há outro caminho que não seja a economia de água, especialmente por parte de quem dispõe de bons reservatórios em seus imóveis. Temos visto maus exemplos, de pessoas lavando calçadas e carros, e reforçamos o pedido para que adiem essas atividades para quando terminar esta onda de calor”, observa o diretor de Saneamento do Semasa, engenheiro Flavio de Faria.

As previsões de altas temperaturas seguem para os próximos dias, dificultando um prognóstico preciso de normalização no abastecimento.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.