Febre amarela: com cobertura vacinal abaixo da meta, cidades da região de Piracicaba fazem busca ativa na zona rural; veja locais


Na metrópole, a cobertura vacinal para crianças menores de um ano ficou em em 73,12% no ano passado. Nova Odessa e Santa Bárbara intensificam esquema em regiões da cidade. Secretaria de saúde de Nova Odessa faz busca ativa para vacinar população contra febre amarela na cidade
Prefeitura de Nova Odessa/Reprodução
A cobertura vacinal contra febre amarela ficou abaixo dos 95%, meta estipulada pelo estado de São Paulo, em pelo menos cinco das cidades da área do g1 Piracicaba e região, especialmente em crianças com menos de um ano. Nenhum dos 18 municípios registrou caso suspeito ou morte pela doença neste ano.
Mas, diante do cenário de moradores faltosos, algumas prefeituras resolveram fazer buscas ativas nas zonas rurais, como é o caso de Piracicaba, Nova Odessa e Santa Bárbara d’Oeste. – 💉Veja panorama e locais de imunização, abaixo, na reportagem.
A Secretaria de Saúde do Estado recomenda que todas as pessoas não imunizadas em São Paulo recebam a vacina.
Desde 2020, o Ministério da Saúde recomenda a vacinação contra a febre amarela para crianças menores de 5 anos de idade em duas doses: a primeira aos 9 meses e a segunda aos 4 anos. Para pessoas a partir dos 5 anos, a vacina é em dose única.
Piracicaba
De acordo com dados da Secretaria de Saúde de Piracicaba, divulgados nesta quarta-feira (12), a pedido do g1, a cobertura vacinal das crianças menores de um ano em 2024 ficou em 73,12%.
📈Já para a cobertura acumulada de 1998 até outubro de 2024 para a população até 59 anos, a porcentagem é de 97,8%.
A prefeitura informou que as unidades de saúde estão fazendo uma busca ativa dos pacientes faltosos e as unidades da zona rural fizeram uma intensificação da vacinação.
A vacina está disponível de 2° a 6° feira em 68 unidades de saúde das 8 às 15h, sem necessidade de agendamento. – 📝Confira os endereços e telefones de todas as unidades no site.
O município segue as orientações da secretaria do Estado de São Paulo para vacinação, que é de uma dose aos nove meses de vida e um reforço único aos quatro anos de idade. Para a pessoas que receberem a dose a partir dos cinco anos de idade, será dose única.
Secretaria de saúde de Nova Odessa faz busca ativa para vacinar população contra febre amarela na cidade
Prefeitura de Nova Odessa/Reprodução
Limeira
A Secretaria de Saúde de Limeira informa que, neste ano, foram aplicadas 429 doses da vacina contra febre amarela na cidade, incluindo 177 aplicadas em bebês com menos de um ano. A meta de cobertura é de 95%. A Pasta informa que o fechamento da cobertura vacinal para menores de um ano será feito após o encerramento de 2025.
Em 2024, a cidade registrou total de 1.688 doses aplicadas, incluindo 1.014 das imunizações, feitas em crianças menores de um ano. No ano passado, a cobertura vacinal para essa faixa etária foi de 36,4%.
Santa Bárbara d’Oeste
O levantamento mais recente da cobertura vacinal da febre amarela no município ficou em torno de 40%. No Estado de São Paulo, desde 2019 a vacinação contra a febre amarela foi ampliada para todos os municípios, que passaram a ser classificados como “Área com Recomendação de Vacina”.
Como Santa Bárbara d’Oeste faz parte dos municípios ampliados, a vacinação contra a febre amarela foi intensificada, visando aumentar a cobertura vacinal na população suscetível, por meio da ampliação de estratégias de busca ativa e imunização de indivíduos não vacinados.
💉A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste ressalta que, recentemente, a vacina passou a ser administrada para a população a partir dos seis meses de idade e liberada para:
Gestantes, sem restrição de idade gestacional)
Mulheres que estejam amamentando (seguindo recomendações de ordenha)
Pessoas maiores de 60 anos (com liberação médica) desde que residentes nos seguintes bairros rurais e peri-urbanos: Cruzeiro do Sul, Beira Rio, Recreio Alvorada, Caiubi, Jardim Hélico, Santo Antonio do Sapezeiro, Recanto Andorinhas, Vale das Cigarras, Pinheirinho, Santa Alice e São Luiz
Para os demais bairros, segue a recomendação da vacinação a partir de nove meses de idade, não incluindo gestantes, mulheres que estejam amamentando e maiores de 60 anos.
Em Santa Bárbara d’Oeste, as vacinas são disponibilizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), sem necessidade de agendamento. Os horários de funcionamento das salas de vacina devem ser consultados em cada unidade, por telefone ou pessoalmente.
Vacina contra febre amarela
Rodrigo Nunes/MS
Nova Odessa
De acordo com a responsável pela Vigilância Epidemiológica do Município, Paula Mestriner, a cobertura vacinal contra febre amarela foi de 93,85% dos públicos-alvo em 2024. A cidade segue sem casos da doença.
💉A cidade iniciou cronograma de vacinação da população da área rural da cidade contra a febre amarela nesta terça-feira (12). Foram aplicadas nove doses do imunizante no primeiro dia de ação.
Foram atendidos moradores do Sítio Vale Rico, Sítio do Laurindo, Fazenda São Luís, Sítio do Carlão e Sítio Noveletto – todos na região rural do “Pós-Anhanguera”, às margens da Represa do Salto Grande, em Nova Odessa.
A equipe volta à campo provavelmente nesta quinta-feira. Os profissionais são identificados por seus crachás e por utilizarem um veículo oficial da Prefeitura.
Secretaria de saúde de Nova Odessa faz busca ativa para vacinar população contra febre amarela na cidade
Prefeitura de Nova Odessa/Reprodução
“Em 2017 e 2018, fizemos vacinação casa a casa na zona rural, como acontece novamente agora. Com o reaparecimento de casos de febre amarela na região, a Vigilância Epidemiológica, com a ajuda do Setor de Zoonoses e da Defesa Civil Municipal, voltou neste ano a fazer um trabalho de casa a casa na zona rural, para ver se tem algum morador novo ainda não imunizado, e vaciná-lo no momento da visita”, completou.
Na zona urbana, a vacina contra febre amarela está disponível todos os dias, em todas as sete Unidades Básicas de Saúde da cidade. As Salas de Vacinação das UBSs funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.
A população urbana da cidade, bem como os moradores dos diversos bairros de chácaras de veraneio, deve procurar uma das sete UBSs (Unidades Básicas de Saúde) para se vacinarem contra a doença.
São Pedro
Em janeiro de 2025, foram aplicadas 63 doses da vacina contra a febre amarela na cidade. Desse total, dez imunizações foram feitas em crianças com menos de um ano. A cidade não disponibilizou levantamento com porcentagem da cobertura.
Mombuca
Em Mombuca, o índice de vacinação de 56,82%, conforme levantamento mais recente da prefeitura com medição até novembro de 2024. A administração municipal afirma que segue o calendário de vacinação do Ministério da Saúde. “Por enquanto, não temos nenhuma programação especial de vacinação”, aponta.
Até o momento o município não registra nenhum caso de febre amarela.
Cordeirópolis
A Secretaria de Saúde informa que a cobertura vacinal contra febre amarela é de 97,3% em crianças menores de 1 ano em Cordeirópolis. A meta nacional, vale lembrar, é 95%.
A Pasta afirma que tem intensificado a atualização da carteira vacinal nas Unidades de Saúde do município. A Prefeitura disponibiliza 7 salas de vacinação, que funcionam das 8h às 11h e das 13h às 15h.
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba
Adicionar aos favoritos o Link permanente.