Curso de Libras para servidores do Sistema Prisional é realizado pelo governo de RO, em Porto Velho

Com 10 horas de carga horária, o curso de Libras oferece formação integral aos servidores da Sejus, contribuindo para a evolução da execução penal em Rondônia

Com o intuito de promover acessibilidade e inclusão, o governo de Rondônia realizou, nesta quarta-feira (12), em Porto Velho, um curso básico de Língua Brasileira de Sinais (Libras) destinado aos servidores do Sistema Penal. A iniciativa visa contribuir para a produção e sistematização de novos conhecimentos no campo da execução penal.

Executado por meio da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), através da Escola Estadual de Serviços Penais (Esep), o curso foi ministrado por Flávio Mendes de Oliveira, com carga horária de 10 horas, culminando com a entrega de certificados para os participantes. A capacitação fez uma abordagem clara e abrangente visando desenvolver e executar um programa de formação integral ao servidor da execução penal; aprimorar competências, habilidades, saberes e atitudes no ambiente de trabalho.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, destacou a importância da iniciativa. “Investir no aprimoramento de nossa equipe é fundamental para que possamos cumprir nossa missão de garantir a justiça, e também melhorar as condições de trabalho e interação com todas as pessoas que convivem nos espaços de execução penal. A formação em Libras é uma das várias ações que estamos desenvolvendo para promover a inclusão e garantir um atendimento mais humanizado.”

INCLUSÃO

Curso de Língua Brasileira de Sinais prepara servidores para uma execução penal mais inclusiva

A introdução da Libras nas formações voltadas à execução penal é uma das ações relevantes no processo de humanização do sistema prisional, permitindo que os servidores se conectem com todas as pessoas. Com isso, o curso pretendeu proporcionar aos profissionais capacitação no atendimento a pessoas surdas, contribuindo para um ambiente mais inclusivo e acessível no sistema.

O secretário da Sejus, Marcus Rito, ressaltou que a Secretaria está comprometida com o desenvolvimento contínuo de seus servidores. “A formação na área de Libras vem para qualificar ainda mais os servidores, proporcionando-lhes ferramentas para um atendimento eficaz e inclusivo, além de valorizar o papel de cada um no sistema de justiça e na promoção da cidadania.”

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

O curso ofereceu 30 vagas para servidores da Sejus e foi ministrado das 8h às 18h. Combinou atividades expositivas e dialogadas, além de leitura e discussões de textos e exercícios simulados. Os componentes curriculares incluíram os seguintes conteúdos:

  • Estudos sobre conceitos básicos da língua dos surdos brasileiros, a libras;
  • Saudações, cumprimentos (formais e informais);
  • Identificação na Libras;
  • Alfabeto manual, números e datilologia;
  • Características básicas da gramática da Libras: parâmetros e produções de sinais;
  • Diálogo cultural do povo surdo; e
  • Espaço de sinalização, marcações espaciais e Listagem na Língua de Sinais e o vocabulário básico da Libras.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

O post Curso de Libras para servidores do Sistema Prisional é realizado pelo governo de RO, em Porto Velho apareceu primeiro em Governo do Estado de Rondônia.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.