As alternativas de Enderson Moreira com a ausência de Jonathan Costa no Avaí

A vitória do Avaí diante do Concórdia na última quarta-feira trouxe um ônus para o técnico Enderson Moreira: aos 41 minutos da primeira etapa o zagueiro Jonathan Costa recebeu o terceiro cartão amarelo no Catarinense e desfalca a equipe no duelo diante do Barra, no próximo sábado em Itajaí.

Jonathan Costa em ação pelo Avaí diante do Concórdia, na Ressacada – Foto: Fabiano Rateke/Avaí F.C

A sequência do Avaí no Catarinense é irreparável. Nos últimos quatro jogos, foram quatro vitórias, com 12 gols marcados e apenas um sofrido, sequência esta que rendeu ao Leão a liderança isolada do Catarinense com a melhor defesa e o melhor ataque (ao lado do Santa Catarina).

A melhora no rendimento da equipe e nos resultados obtidos partiu após uma mudança no esquema da equipe, envolvendo a função exercida por Jonathan Costa. Inicialmente zagueiro, a partir da 5ª rodada no empate por 0 a 0 diante da Chapecoense, o jogador passou a atuar como uma espécie de lateral-direito.

Enderson Moreira precisa encontrar soluções na equipe com Jonathan Costa suspenso – Foto: Fabiano Rateke/Avaí F.C/ND

Com a suspensão de Jonathan, Enderson Moreira tem algumas alternativas para suprir a ausência do zagueiro/lateral.

Para a função na ala direita, Marcos Vinícius tem entrado na equipe e vem recuperando a confiança, apesar de ter começado a temporada abaixo do futebol que apresentou na temporada de 2024.

O treinador Azurra inclusive falou sobre a importância de Marcos Vinícius na equipe e a busca por resgatar o bom futebol do atleta.

“Acredito que o Marcos está retomando o seu bom momento, é um jogador muito importante que foi muito bem na temporada passada, acreditamos muito nele. Em determinado momento tivemos que tirar ele do time para que ele pudesse participar mais efetivamente dos treinamentos e aos poucos ele está voltando a ser o Marcos que todo mundo conhece’, disse Enderson Moreira.

Marcos Vinícius não vive bom início de 2025 – Foto: Fabiano Rateke/Avaí F.C/ND

Caso a escolha do treinador seja por Marcos Vinícius, o lateral-esquerdo Mário Sérgio deve servir como base na saída de três que a equipe vem exercendo nos últimos jogos.

Outra opção de Enderson seria a entrada do zagueiro Wanderson na vaga de Jonathan. O atleta de 34 anos disputou apenas uma partida desde sua chegada ao clube, quando ficou em campo 21 minutos diante do Brusque.

Mesmo com as alterações na equipe, o técnico Enderson Moreira vem encontrando soluções para as carências que a equipe apresentou no início da temporada e a inquestionável liderança do Avaí é o principal objetivo da equipe nesta primeira fase.

Coletiva na Ressacada

Após a vitória diante do Concórdia, o elenco Azurra reapresentou-se no estádio da Ressacada na tarde desta quinta-feira (13).

Autor de dois gols na vitória do Leão diante do Galo do Oeste, o volante João Vitor concedeu entrevista coletiva ao lado de seu parceiro de posição, Zé Ricardo, e falou sobre o sentimento de marcar com a camisa do Leão.

“Fico muito feliz por ter marcado dois gols na última partida. Acredito que nossa boa fase tem que também estar alinhada do nosso foco, sabemos onde queremos chegar e vamos manter a luta pelos nossos objetivos”, disse o camisa 8 do Avaí.

João Vitor e Zé Ricardo concederam entrevista coletiva no auditório da Ressacada – Foto: JP Bianchi/ND

Já para Zé Ricardo, a montagem de elenco da equipe em 2025 trouxe para Enderson atletas que se encaixam na maneira com que o treinador gosta de jogar.

“O elenco deste ano foi muito bem montado. Nós como remanescentes de 2024 tentamos sempre mostrar para quem chegou agora o modelo de jogo do Enderson, que se tornou uma maneira gostosa de jogar. É um trabalho que vem sendo desenvolvido e com certeza ainda temos muito a evoluir”, disse o camisa 77 do Leão.

O Avaí volta a campo no próximo sábado, às 18h diante do Barra na Arena Barra, em Itajaí. Atualmente o Avaí é o líder do Catarinense com 18 pontos conquistados em nove jogos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.