Moradores de SP e RJ recebem alerta de terremoto; Defesa Civil diz que não houve tremor

Na madrugada desta sexta-feira (14), moradores de São Paulo e do Rio de Janeiro receberam um alerta em seus celulares sobre um suposto terremoto no mar, a 55 km de Ubatuba, no litoral paulista. O aviso foi enviado para dispositivos com sistema operacional Android, mas não houve registro de tremor na região.

A Defesa Civil de São Paulo informou que não emitiu nenhum alerta e que, até o momento, não há qualquer ocorrência relacionada a um terremoto no estado. A informação foi confirmada pelo Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP), que também não registrou nenhum abalo sísmico.

O alerta, que indicava uma magnitude entre 4,2 e 5,5, foi enviado por volta das 2h20. No entanto, não há relatos de tremores sentidos pela população nem acionamento das defesas civis municipais por conta do suposto evento. As autoridades seguem monitorando a situação.

O monitoramento global do USGS, o Serviço Geológico dos Estados Unidos, tampouco indica a ocorrência de um terremoto na costa do Brasil na madrugada desta sexta-feira. Houve um abalo na costa do Equador, mas não do Brasil. O Google informa que o trabalho de detecção de terremotos começou durante uma semana de inovação em 2017, quando uma equipe de engenheiros do Android decidiu explorar se os acelerômetros dos smartphones — sensores que detectam movimento e orientação durante o uso comum do telefone e atividades como correr — poderiam identificar com precisão um momento crítico, como um terremoto.

The post Moradores de SP e RJ recebem alerta de terremoto; Defesa Civil diz que não houve tremor appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.