Ítalo Ferreira, Yago Dora e Filipe Toledo avançam para as oitavas em Abu Dhabi

Italo Ferreira em ação.

A partir desta sexta-feira, 14, pela primeira vez na história do surfe mundial, uma etapa da WSL será disputada no Oriente Médio, viabilizada pelo avanço das piscinas de ondas artificiais. Assim, utilizando a tecnologia Kelly Slater Waves, a piscina de Abu Dhabi representa uma versão aprimorada do Surf Ranch. Filipe Toledo, Ítalo Ferreira e Yago Dora já garantiram sua classificação para a próxima fase da etapa de Abu Dhabi da Liga Mundial de Surfe.

Por ser realizada em uma piscina de ondas artificiais, esta etapa possui um formato de disputa diferente. No qualifying round, a fase inicial, cada bateria conta com três surfistas, que têm a oportunidade de surfar quatro ondas, duas para a direita e duas para a esquerda. As melhores notas de cada lado são somadas, e o vencedor avança diretamente para as oitavas de final, enquanto os outros dois competidores seguem para a repescagem, chamada de night session.

Ítalo Ferreira, Yago Dora e Filipe Toledo classificam

Na sexta bateria do qualifying round, o campeão mundial e olímpico, Ítalo Ferreira enfrentou o indonésio Bronson Meydi e o australiano Joel Vaughan. Nesse cenário, o surfista de Baía Formosa (RN) obteve notas de 7.40 e 5.50, totalizando 12.90 pontos. Meydi ficou logo atrás com 11.30, enquanto Vaughan terminou em terceiro, somando 10.50.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por World Surf League Brasil (@wslbrasil)

Em seguida, Yago Dora competiu contra o compatriota Samuel Pupo e o americano Cole Houshmand. Com notas de 7.00 e 5.20, Dora garantiu a liderança da bateria com um total de 12.20. Pupo ficou muito próximo, somando 12.00 (5.57 e 6.43), enquanto Houshmand terminou com 11.94 (5.67 e 6.27).

No entanto, o grande destaque do dia entre os brasileiros foi Filipe Toledo. O bicampeão mundial, registrou o segundo maior somatório do dia, alcançando 14.50 pontos. Apenas Griffin Colapinto conseguiu uma pontuação superior até o momento, somando 14.57 na quinta bateria do dia. Ian Gouveia tentou reagir, mas terminou em segundo lugar e seguiu para a repescagem, assim como o francês Marco Mignot.

Dessa forma, os três brasileiros estão classificados para as oitavas de final da etapa.

Outras baterias com brasileiros

Nas outras baterias desta sexta-feira, o brasileiro Deivid Silva enfrentou o sul-africano Jordy Smith e o havaiano Seth Moniz. No entanto, o brasileiro acabou sofrendo um revés, ficando em último com 8.57, enquanto Moniz teve 8.97 e o líder da bateria, Smith, conseguiu 11.77.

Da mesma forma, o brasileiro Alejo Munizo enfrentou o indonésio Rio Waida e o australiano Ryan Callinan. Waida se destacou na disputa, garantindo a liderança com um total de 14.34 pontos. Callinan ficou em segundo lugar, somando 10.63, enquanto Muniz terminou em terceiro com 9.94.

Além disso, Edgard Groggia também teve dificuldades em sua estreia na piscina de Abu Dhabi. Enfrentando o australiano Connor O’Leary e o americano Jake Marshall, Groggia não conseguiu encontrar suas melhores ondas e terminou em terceiro, somando apenas 4.96 pontos. O’Leary venceu a bateria com 10.87, enquanto Marshall ficou em segundo com 9.83.

Da mesma forma, Miguel Pupo acabou ficando na segunda posição de sua bateria. Com um somatório de 11.30, Pupo não conseguiu superar o havaiano Jackson Bunch, que venceu com 13.10. Outro havaiano, Barron Mamiya, terminou em terceiro com 11.06.

Por sua vez, o brasileiro Mateus Herdy fez uma bateria equilibrada, mas não conseguiu a classificação. Com um somatório de 12.17, ele terminou na segunda posição, atrás do australiano Ethan Ewing, que venceu com 13.73. O sul-africano Matthew McGillivray ficou em terceiro, somando 11.10.

Na última bateria do dia, João Chianca terminou em terceiro lugar em sua bateria. Com um somatório de 10.83, ele ficou atrás do australiano Liam O’Brien, que venceu com 12.70, e do marroquino Ramzi Boukhiam, que somou 11.87.

Contudo, os brasileiros eliminados ainda vão lutar por uma vaga nas oitavas de final. Assim, Mateus Herdy, Miguel Pupo, Edgard Groggia, Deivid Silva e João Chianca vão disputar a repescagem, onde 24 surfistas vão lutar por quatro vagas nas oitavas de final.


 

O post Ítalo Ferreira, Yago Dora e Filipe Toledo avançam para as oitavas em Abu Dhabi apareceu primeiro em Sportbuzz.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.