Transferência de presos provoca rebelião e deixa feridos

Uma rebelião no Presídio Estadual de Canela, que ocorreu na madrugada deste sábado (15), foi desencadeada pela transferência de cinco detentos, gerando um protesto violento entre os presos. Eles incendiaram colchões, quebraram portas e causaram tumulto dentro da unidade. Pelo menos 15 detentos ficaram feridos durante o motim.

A situação exigiu a intervenção imediata de agentes penitenciários, que contaram com o apoio de seis guarnições da Brigada Militar e do Grupo de Intervenção Rápida (GIR) da Polícia Penal. Para controlar a rebelião, a polícia usou munições não letais, como balas de borracha e granadas de efeito moral. O motim durou cerca de 30 minutos.

Os feridos foram atendidos no Hospital de Caridade. A Polícia Penal informou que os detentos envolvidos na transferência são líderes de organizações criminosas, e as celas da unidade estão sendo avaliadas para possível intervenção adicional.

Além disso, o Presídio de Canela está interditado desde esta semana, após decisão judicial que determinou a limitação do número de presos devido à superlotação. A ocupação atual é de 274% da capacidade, o que gerou a decisão da juíza Paula Morschen Brustolin Fagundes, que também determinou a transferência de presos excedentes em até 90 dias para evitar multas diárias.

The post Transferência de presos provoca rebelião e deixa feridos appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.