Motorista de Porsche que espancou idoso tem passagem por agredir a avó; entenda


Richard Henrique Julião causou danos na casa da avó, na capital paulista, em 2023. Mais de um ano antes, segundo relatado à Polícia Civil, a idosa havia conseguido medidas protetivas em desfavor dele. Idosa, hoje com 79 anos, já pediu medidas protetivas contra o jovem em São Paulo (SP)
Reprodução e Redes sociais
Richard Henrique Julião, o jovem de 21 anos que espancou um idoso de 78 em frente ao prédio da vítima em Praia Grande, no litoral de São Paulo, tem passagem na polícia por agredir a própria avó. Conforme apurado pelo g1, ele quebrou móveis da casa da idosa em agosto de 2023, na capital paulista, ocasião em que a vítima obteve medidas protetivas contra ele.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
Na noite da última quarta-feira (12), Richard estava acelerando um Porsche na Avenida Presidente Castelo Branco, no bairro Aviação, em Praia Grande. O jovem espancou o idoso Argemiro Soares da Silva após ele pedir para o rapaz parar, pois o barulho estava incomodando os moradores (veja no vídeo abaixo).
Polícia encontra Porsche que estava em posse de Richard
Após o caso vir à tona, a TV Tribuna, afiliada da Globo, apurou com a Polícia Civil que o mesmo jovem já foi denunciado no passado por lesão corporal contra a avó. Em boletim de ocorrência de 22 de agosto de 2023, a idosa, à época com 78 anos, relatou que o neto também causou destruição na casa dela no Itaim Paulista, na capital.
Polícia identificou homem que espancou idoso em Praia Grande, litoral de SP
De acordo com o BO, Richard e a namorada grávida teriam aparecido na casa da mulher e manifestado o desejo de viver ali, o que a moradora recusou. Diante disso, o jovem quebrou móveis, causando danos no microondas, vaso sanitário, espelho, televisão, porta e janelas da casa.
Ana Bianca Chagas, de 22 anos, que também registrou boletins de ocorrência contra Richard por agressão, confirmou ao g1 que o ex-namorado destruiu o banheiro da casa da idosa.
Diferente do que consta no BO, ele teria se irritado porque a avó xingou Ana. Ela negou ter pedido abrigo à idosa e ressaltou que o casal só havia feito uma visita.
“Ele falou que tinha sido ele quem tinha construído [pagado pela construção] o banheiro. Aí ele pegou e destruiu o banheiro inteiro. Ela tentava segurar ele, e ele empurrava ela”, contou Ana. Segundo o registro policial, Richard fugiu do local sem esperar a chegada da Polícia Militar.
Leia também
IDENTIFICADO: Polícia identifica motorista de Porsche que fugiu após espancar idoso até perder a consciência;
VÍDEO: Novas imagens mostram motorista de Porsche fugindo após espancar idoso até perder a consciência
Medidas protetivas
Ainda segundo o boletim de ocorrência registrado pela avó de Richard, ela revelou aos policiais que o neto já “deu trabalho” antes.
Segundo a idosa, em março de 2022 ela havia conseguido medidas protetivas contra o neto, proibindo que ele ficasse a menos de 100 metros de distância. As supostas agressões não foram detalhadas no boletim de ocorrência.
Apesar do histórico do neto, a idosa teria resolvido dar uma nova oportunidade ao jovem. Consta no BO que ela limpou o imóvel por conta própria, então a perícia ficou comprometida. À época, o caso foi registrado como dano na Delegacia de Proteção ao Idoso da 7ª Seccional de São Paulo.
O g1 não localizou a defesa de Richard até a última atualização da reportagem.
Motorista identificado
Idoso foi espancado após pedir para motorista de Porsche parar com o barulho em Praia Grande (SP)
Reprodução
De acordo com a TV Tribuna, afiliada da Globo, a Polícia Civil usou as câmeras de monitoramento para acompanhar a fuga de Richard, que seguiu em direção à capital paulista após espancar Argemiro. A corporação trabalha para localizá-lo.
Richard poderá responder pelo crime de tentativa de homicídio com quatro qualificadoras: motivo fútil, meio cruel, impossibilidade de defesa da vítima e o fato do agredido ter mais de 60 anos.
O g1 apurou que o Porsche está registrada em nome de outro homem, de Belo Horizonte (MG).
Imagens
Novas imagens mostram motorista de Porsche fugindo após espancar idoso
Como é possível ver nas imagens (assista acima), o motorista estava acompanhado de um passageiro na Porshe, um motociclista e ao menos dois ocupantes em outro carro.
O grupo ficou com os veículos estacionados em um ponto de ônibus por alguns minutos. Em seguida, o motorista da Porsche fez uma conversão proibida na avenida e parou em frente ao prédio para discutir com os moradores que reclamavam do barulho.
Polícia identificou motorista de Porsche que espancou idoso, de 78 anos, até perder a consciência em Praia Grande, SP
Reprodução
Ainda no vídeo, Richard saiu do carro e jogou um chinelo em Argemiro, que devolveu o objeto da mesma forma. “Ele (agressor) falou que com mendigo não queria conversar. Jogou um chinelo em mim para eu colocar no pé”, explicou o idoso.
Argemiro pegou uma espécie de azulejo e ameaçou jogar na Porsche. Neste momento, o motorista foi em direção ao idoso e desferiu diversos socos contra ele, que caiu na calçada e continuou sendo espancado.
Uma multidão se formou para separar a briga e o idoso chegou a levantar, mas foi novamente derrubado, desta vez por outro homem, que ainda não foi identificado. Argemiro foi atingido pelo motorista com um forte chute na cabeça e perdeu a consciência no meio da avenida.
Por fim, é possível ver o agressor voltando para a Porshe e fugindo do local.
Idoso foi agredido por motorista de carro de luxo ao reclamar do barulho que ele estava fazendo em avenida de Praia Grande (SP)
Reprodução
Dores
O aposentado afirmou que está com dores no corpo, principalmente nas costelas e costas. Ele também ficou com hematomas na cabeça, rosto, nariz e olho. “Está tudo danificado”.
Argemiro espera que o agressor e outros dois homens, que acompanhavam o motorista, sejam identificados, detidos e paguem pelo que fizeram, pois estavam perturbando os moradores. “Tem várias testemunhas do que eles vinham aprontando aqui”.
O caso foi registrado como lesão corporal e difamação na Central de Polícia Judiciária (CPJ) da cidade. Até o momento, ninguém foi preso.
Aposentado, de 78 anos, foi agredido por motorista de veículo de luxo em Praia Grande, SP
Arquivo Pessoal
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos
Adicionar aos favoritos o Link permanente.