‘Câmara ou Lumon’: post em perfil oficial compara Legislativo a série distópica e divide opiniões


Postagem faz referência à série ‘Ruptura’, que usa fábrica misteriosa para criticar mundo do trabalho. Empresa da série esconde seus objetivos e ‘escraviza a mente’ dos funcionários. ‘Câmara ou Lumon’: post em conta oficial compara Casa a série de distopia e divide opiniõe
Uma brincadeira publicada pela Câmara dos Deputados em um perfil oficial no TikTok, no último fim de semana, dividiu opiniões dos usuários – que chegaram a ver uma “crítica velada” da equipe de mídias sociais no conteúdo.
A postagem compara a arquitetura da Câmara, com longos corredores e fileiras intermináveis de poltronas, à estética da Lumon Industries – empresa central do enredo da série “Ruptura”, da Apple TV+. O post usa até os mesmos efeitos e movimentos de câmera que marcam a série.
O problema: a Lumon é uma empresa envolta em mistérios, com objetivos nada claros. E que, na prática, “escraviza” funcionários mantidos praticamente em cárcere privado.
📺 ALERTA DE SPOILER: O tema central da série é o procedimento de “ruptura”, em que a memória dos personagens é dividida em dois compartimentos: um para a vida pessoal, outro para a vida profissional.
📺 ALERTA DE MAIS SPOILER: A Lumon é a empresa que faz a “ruptura” – e, também, onde esses funcionários “rompidos” trabalham. A série já está na segunda temporada mas, ao melhor estilo “Lost”, até o momento há mais dúvidas que certezas sobre o que acontece no prédio da Lumon. Nem os próprios funcionários, aliás, sabem o que a empresa produz.
ENTREVISTA: ‘Ruptura’ tem respostas e ainda mais mistérios na 2ª temporada, prometem criador e protagonista
Adam Scott em cena da segunda temporada de ‘Ruptura’
Divulgação
Até a manhã desta terça-feira (18), o post tinha pouco mais de 7 mil curtidas (na média de outros posts bem-humorados) e 2,2 mil compartilhamentos no TikTok (número bem acima da média).
Nos comentários, no entanto, a principal reação apontava a mensagem “controversa” na comparação.
“O estagiário assistiu à série? Se comparar com a Lumon não é legal…”, diz a postagem.
“Sera que é por que só 4 vão trabalhar?”, perguntou outro, em alusão aos quatro protagonistas da série.
“Realmente, os deputados quando entram na Câmara, eles não lembram de nada que acontece fora dela”, disse outro.
Outros usuários, por outro lado, elogiaram a criatividade e a estratégia de comunicação da Câmara dos Deputados – e chegaram a perguntar se não haveria uma “parceria” de divulgação com a Apple TV+, streaming que exibe a série.
“Vocês viram que os cenários da série foram inspirados em projetos do Niemeyer? Arrasouuu”, comentou uma usuária.
O g1 pediu um posicionamento à Câmara dos Deputados sobre as reações negativas e aguarda retorno.
Tramell Tillman, Alia Shawkat, Stefano Carannante e Bob Balaban em cena da segunda tempora de “Ruptura”
Divulgação
Adicionar aos favoritos o Link permanente.