Rio Open: conheça a pior controvérsia da carreira de Zverev

Alexander Zverev, estrela do Rio Open.

Nesta terça-feira, 18, Alexander Zverev estreia no Rio Open contra o chinês Bu Yunchaokete, mas outro assunto chamou a atenção. Ao ser questionado sobre as acusações de agressão, o alemão encerrou a entrevista coletiva sem responder à pergunta.

Além disso, durante a premiação do Australian Open no último mês, uma cena chamou a atenção: uma torcedora se manifestou gritando “A Austrália acredita em Olya e Brenda”. Mas, afinal, quem são Olya e Brenda? E o que isso tem a ver com Alexander Zverev, número dois do mundo?

É comum que muitas pessoas não saibam. Até mesmo quem acompanha o tênis pode não estar familiarizado com a maior polêmica da carreira do alemão, uma controvérsia frequentemente abafada ou, no mínimo, ignorada pela mídia internacional e pelo próprio circuito. Mas vamos aos fatos:

Caso Olga Sharypova

Olga Sharypova é ex-namorada do tenista. Em 2020, ela acusou Zverev de agredi-la fisicamente múltiplas vezes. Segundo seu relato, ele chegou a tentar sufocá-la com um travesseiro e bateu sua cabeça contra a parede de um quarto de hotel antes do US Open de 2019.

A denúncia foi feita apenas para a ATP, que conduziu uma investigação de 15 meses sobre o caso. No entanto, a entidade decidiu não punir o tenista, alegando que não encontrou “evidências e/ou testemunhos concretos” que corroborassem as violências relatadas.

Caso Brenda Patea

No entanto, em 2023, uma nova denúncia veio à tona. Dessa vez, Brenda Patea, outra ex-namorada de Zverev e mãe de sua filha, o acusou de tê-la agredido em maio de 2020. Segundo a modelo, o tenista a agarrou pelo pescoço e a encostou contra a parede com força, causando danos cervicais e até dificuldades para engolir nos dias seguintes.

Brenda também revelou mais detalhes sobre sua relação com Zverev, afirmando que foi agredida em outras ocasiões. Em entrevista a um jornal alemão, ela declarou: “Ele é um homem ciumento. Estava sempre revistando meu telefone, e às vezes bastava um simples like em uma foto minha para ele ficar furioso. Sua raiva se converteu em violência física várias vezes.” 

Alegações de Zverev, astro do Rio Open

Zverev nega todas as acusações e, inclusive, já afirmou que sua ex-namorada “só quer dinheiro”, referindo-se a Brenda. No ano passado, o atleta de 27 anos novamente evitou um julgamento ao aceitar pagar 200 mil euros (pouco mais de um milhão de reais) à mãe de sua filha.

Revolta em parte do público, mas Zverev segue sem maiores consequências

Esses casos revoltam parte dos espectadores, especialmente as mulheres que acompanham o esporte. Não é incomum que protestos ocorram, seja por meio de cartazes ou gritos, como os da final do Australian Open deste ano.

Morgan Riddle, namorada de Taylor Fritz, número 4 do mundo, ironizou Zverev após a derrota do alemão para seu companheiro. Em uma publicação, escreveu: “Quando seu homem vence pelas garotas”, em referência às acusações contra o tenista.

No entanto, além dessa parcela minoritária da plateia, a vida de Zverev segue normalmente. Ele se livrou de todas as acusações sem maiores consequências, continua competindo no circuito e sendo tratado com normalidade por adversários, imprensa e grande parte da torcida. Além disso, segue contando com o patrocínio de grandes marcas, como a Adidas.

Zverev no Rio Open

Nesta terça-feira,18, às 19 horas, Alexander Zverev estreia no Rio Open contra o chinês Bu Yunchaokete. Por conta da punição de Jannik Sinner, o alemão pode se aproximar do italiano número 1 do mundo. Para isso, precisa somar o máximo de pontos possíveis nos próximos três meses, começando pelo torneio carioca.


 

O post Rio Open: conheça a pior controvérsia da carreira de Zverev apareceu primeiro em Sportbuzz.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.