Falso advogado é preso por fraudes ao seguro DPVAT em operação da PF e MP-BA


Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva nas cidades de Salvador e Muritiba. Polícia encontrou diversas documentações adulteradas na casa do falso advogado.
Polícia Federal
Um falso advogado, de 44 anos, suspeito de envolvimento em um esquema de fraudes no seguro DPVAT foi preso em Salvador na manhã desta quinta-feira (20). A ação faz parte da operação Rábula, deflagrada pela Polícia Federal e pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA).
O suspeito se apresentava como advogado sem ter formação acadêmica em Direito, nem possuir o título necessário para o exercício da profissão.
As investigações apontaram que cerca de 70 solicitações de pagamento de DPVAT foram fraudadas na Bahia, através de documentos falsos. A apuração contou com o apoio da Centralizadora Nacional de Indenização DPVAT da Caixa Econômica Federal.
“Apesar das solicitações, os pagamentos não foram executados porque as fraudes foram detectadas antes”, informou o delegado da Polícia Federal, Fábio Marques.
Na casa do falso advogado, no bairro Cabula VI, na capital baiana, a PF encontrou documentações com adulteração como identidade, certidões de óbito, boletins de ocorrência e relatórios médicos.
Além dos mandados de busca e apreensão e de prisão preventiva na capital baiana, a Polícia Federal também cumpriu ordens judiciais na cidade de Muritiba. Documentações e um aparelho celular foram apreendidos na casa de um despachante de DPVAT, que também é suspeito de envolvimento.
Ainda segundo a apuração, os investigados conseguiam pacientes em hospitais para solicitar o seguro, mesmo que eles não tivessem sofrido acidente automobilístico. No Brasil, tem direito ao benefício quem sofreu um acidente de trânsito causado por um veículo automotor de via terrestre. Podem solicitar a indenização os motoristas, passageiros, pedestres e seus beneficiários.
Os investigados vão responder pelos crimes de associação criminosa e estelionato. A Polícia Federal investiga o envolvimento de outras pessoas no esquema de fraude.
VEJA TAMBÉM:
Suspeito de chefiar organização criminosa é preso na Bahia
Cinco homens morrem e nove são presos em operação policial na BA
Mandados de busca e apreensão e de prisão preventiva foram cumpridos em Salvador.
Polícia Federal
Veja mais notícias de Feira de Santana e região.
Assista aos vídeos de Feira de Santana e região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.