Carnaval Globeleza 2025: veja como será a cobertura dos desfiles de escolas de samba no Rio e em SP e de blocos em mais 10 cidades


Cobertura, que terá início no próximo sábado (22), terá flashes na programação. Transmissão vai se estender por Globo, Globoplay, Multishow, GNT, GloboNews, g1, Gshow e Receitas. Cobertura do carnaval Globeleza começa neste sábado
A Globo apresentou nesta quinta-feira (20), no Centro do Rio de Janeiro, as novidades da transmissão do Carnaval Globeleza 2025. A equipe se prepara para uma ampla cobertura da maior festa popular do país e um símbolo da cultura nacional.
TV Globo, Globoplay, Multishow, GNT, GloboNews, g1, Gshow e Receitas se unem para cobrir o espetáculo das escolas de samba no Rio e em São Paulo, a criatividade da folia nas ruas e as mais diversas expressões culturais por todo o Brasil.
Novidades do Carnaval Globeleza:
‘Glô na Rua’: O projeto amplia sua cobertura para 10 cidades brasileiras, representando as cinco regiões do país, com flashes ao vivo na programação da TV Globo.
Central dos Blocos: Rita Batista comanda diretamente de Salvador, entre 27 de fevereiro e 4 de março, o quadro que mostra a força do carnaval de rua.
Transmissão dos desfiles: Everaldo Marques e Valéria Almeida estreiam na transmissão do carnaval de São Paulo, com comentários de Milton Cunha e Judson Sales. No Rio de Janeiro, Alex Escobar, Mariana Gross, Karine Alves e Milton Cunha conduzem a transmissão dos desfiles do Grupo Especial.
Inovação Tecnológica 5G: A transmissão do carnaval do Rio de Janeiro terá uma rede 5G própria no Sambódromo, utilizando câmeras móveis 5G para oferecer uma experiência imersiva e takes exclusivos.
Cobertura do Oscar: A Globo exibirá a cerimônia do Oscar, com exceção do Rio de Janeiro, que acompanhará os desfiles das escolas de samba.
Programação especial no GNT: O GNT exibe a quarta temporada do “Carnaval da Sabrina” e o programa “Rainhas Além da Avenida” com Erika Januzza.
Transmissão do Desfile das Campeãs: O Multishow transmite o show de abertura e o Desfile das Campeãs, com Mariana Gross, Milton Cunha e outros. O Globoplay disponibilizará os desfiles das escolas de samba de São Paulo e do Rio de Janeiro com sinal aberto.
Cobertura da GloboNews: A GloboNews celebra 10 anos de cobertura do Carnaval de rua com um clipe especial e reportagens sobre as festas em diversas cidades.
Cobertura do g1: O g1 oferece cobertura ao vivo do carnaval nas 27 capitais do país, com destaque para os desfiles e a apuração do Grupo Especial do Rio de Janeiro e de São Paulo, com nova tecnologia para acompanhar os resultados em tempo real.
Conteúdo no Gshow: O Gshow acompanha os bastidores dos ensaios técnicos, a preparação das estrelas e a diversão nas ruas e nos desfiles.
Receitas temáticas: O Receitas ensina o preparo de comidas leves e bebidas refrescantes para o carnaval, com influenciadores mostrando o passo a passo de pratos e drinks.
Carnaval Globeleza 2025
Cadu Pilotto/Globo
Foco na competição das escolas de samba
Uma das diretrizes da cobertura do Carnaval Globeleza esse ano é a valorização da competição das escolas de samba no Rio de Janeiro e em São Paulo. O objetivo mais uma vez é mostrar cada detalhe, com foco na informação sobre a disputa e na beleza do espetáculo.
Na avenida, apresentadores, especialistas e repórteres se unem para contar a história dos enredos das escolas de samba nas duas principais cidades do país.
“Nosso principal objetivo é levar a paixão e a emoção que acontece dentro da avenida para a sua casa. Essa é a nossa missão”, disse Alex Escobar.
“Esse ano, o público vai curtir desde o primeiro grito de guerra, desde a chegada da rainha de bateria, tudo. Vai ser longo e divino. Vai ser grande, detalhado e emocionante”, explicou Milton Cunha.
A transmissão do carnaval de São Paulo acontece nos dias 28 de fevereiro e 1º de março, sob o comando de Everaldo Marques e Valéria Almeida, com comentários de Milton Cunha e Judson Sales.
No Rio de Janeiro, a festa na Marquês de Sapucaí ganha mais um dia, com transmissão ao vivo dos desfiles do Grupo Especial nos dias 2, 3 e 4 de março, conduzida por Alex Escobar, Mariana Gross, Karine Alves e Milton Cunha.
Cobertura do Oscar e carnaval
Não vai faltar Oscar na folia. Para quem não quer perder os desfiles, mas também não abre mão de torcer por “Ainda Estou Aqui”, que concorre nas categorias de melhor filme, melhor filme internacional e melhor atriz (Fernanda Torres), a Globo preparou alguns cenários.
No primeiro dia de desfiles, a Globo mostrará o melhor das duas festas, unindo o carnaval à torcida pelo filme “Ainda Estou Aqui”.
O Rio de Janeiro acompanhará os desfiles das escolas de samba. A transmissão terá entradas ao vivo com os momentos mais importantes do Oscar.
O restante do Brasil acompanha na TV Globo a cerimônia do Oscar, a partir das 21h55.
Quem preferir acompanhar os desfiles ao vivo pode assistir ao sinal da TV Globo no Globoplay.
“Glô na Rua” em 10 cidades
Carnaval Globeleza 2025
Cadu Pilotto/Globo
Em 2025, o “Glô na Rua” vai ampliar sua atuação para dez cidades brasileiras, representando todas as cinco regiões do país.
A partir de sábado (22), repórteres entrarão em flashes ao vivo ao longo da programação da TV Globo, entre 9h e 19h, registrando o pré-carnaval de Manaus, Recife, Salvador, Goiânia, Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Vitória e Florianópolis.
Rita Batista comandará a “Central dos Blocos” direto de Salvador, entre 27 de fevereiro e 4 de março, ressaltando a força do carnaval de rua e fazendo um giro pelos estados.
“Cada região tem um jeito de brincar, mas o importante é que tem povo e o ‘Glô na Rua’ vai estar la para mostrar”, contou Rita Batista.
‘Esquenta’
Outro destaque da cobertura esse ano é o maior espaço que a transmissão vai dar para o “esquenta” – o aquecimento de cada escola antes de começar a contar o tempo de desfile com o samba do ano.
Para Alex Escobar, esse era um pedido antigo dos fãs.
“Esse carnaval vai resgatar uma coisa que as pessoas sempre pediram muito, que é acompanhar de perto aquele fervo do início do desfile, a emoção das pessoas, o sangue nos olhos, aquele início que deixa as pessoas com o batimento cardíaco lá de cima. Eu acho que esse vai ser o grande diferencial da transmissão deste ano. Vamos voltar a viver esse início do desfile”, comentou Alex Escobar.
Integrante do time que vai apresentar os desfiles de São Paulo, o jornalista Roberto Kovalick acredita que as escolas de São Paulo vão surpreender aos foliões.
“O carnaval de São Paulo esse ano vai surpreender de forma muito positiva. Acho que vai ser um desfile muito bonito pelo que eu vi nos barracões, pelo que eu vi nas escolas. Está tudo muito bonito e ao mesmo tempo há uma preocupação muito grande com os detalhes das fantasias. Para quem assistir pela televisão pode ter certeza, vai ser um espetáculo lindo. Eu estou muito feliz de estar cobrindo esse carnaval. Acho que vai ser muito marcante, com muita emoção.”, conta Roberto Kovalick.
Carnaval em várias telas
Além das transmissões da TV Globo, outros canais do Grupo Globo também vão entrar na folia.
O GNT, por exemplo, exibe a quarta temporada do “Carnaval da Sabrina”, onde Sabrina Sato divide os preparativos para brilhar na avenida. Também no canal, Erika Januzza apresenta o “Rainhas Além da Avenida”, conversando com rainhas de bateria sobre sonhos, vida real e os bastidores do carnaval.
O Multishow transmite o show de abertura e o Desfile das Campeãs no sábado (8). O Globoplay disponibilizará os desfiles das escolas de samba de São Paulo e do Rio de Janeiro com sinal aberto, além de transmitir a abertura da folia pernambucana e outros eventos.
Como seu lema já diz, a GloboNews também não vai desligar no carnaval. A emissora celebra 10 anos de cobertura do carnaval de rua e pretende, novamente acompanhar as festas em diversas cidades do Brasil.
O g1 vem esse ano com uma cobertura ao vivo em todo o país. São 26 capitais e o Distrito Federal, com destaque para os desfiles e a apuração do Grupo Especial do Rio de Janeiro e de São Paulo, com nova tecnologia para acompanhar os resultados em tempo real.
No gshow, o público fica por dentro dos bastidores dos ensaios técnicos, a preparação das estrelas e a diversão nas ruas e nos desfiles.
Já o Receitas ensina o preparo de comidas leves e bebidas refrescantes para o carnaval, com influenciadores mostrando o passo a passo de pratos e drinks.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.