Entidades devem criar núcleo para fortalecer setor da construção civil em Sinop

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) participou esta semana, na sede da União das Entidades de Sinop (Unesin), de uma reunião com empresários do setor da construção civil, representantes da prefeitura municipal e de entidades representativas. Em pauta, a definição de um grupo de trabalho para fortalecer o setor em Sinop e orientar a busca por incentivos para o desenvolvimento desta área.

Na reunião, o Sebrae sugeriu a criação de um núcleo com membros da sociedade civil para juntos, encontrarem soluções que consolidem o setor da construção civil. Esse eixo já está em processo de formatação dentro da Associação Comercial e Empresarial de Sinop (ACES). O analista técnico do Sebrae, Cleifton Bongiovani, explicou que a instituição trabalhará para seguir estimulando a competitividade e o crescimento das micro e pequenas empresas do estado.

Bongiovani disse que, neste primeiro momento, o papel do Sebrae/MT foi o de ouvir as demandas apresentadas pela comunidade empresarial, especificamente do segmento de varejo de materiais de construção. “Dentre elas, a questão tributária é um assunto sensível, e é uma pauta para o município e para o governo do Estado. Nós, como entidades que fomentamos o desenvolvimento, temos a missão de ajudar nos processos de gestão, com um olhar individual para cada empresa”.

O presidente da ACES, Fábio Migliorini, coordenará todo o processo de análise e discussão sobre o assunto, incluindo a responsabilidade de levar o tema para a pauta de discussão em nível estadual. “A importância desta ação é tentar fortalecer o nosso comércio local, buscando alternativas para modernizá-lo e torná-lo mais competitivo, bem como alternativas de legislação que melhorem a carga tributária para o setor”, explica.

O encontro foi uma iniciativa dos empresários da construção civil e do ramo de materiais de construção, que identificaram problemas relacionados à tributação interna de vários produtos, o que tem causado prejuízos para o setor.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.