Real Madrid e Atlético de Madrid: veja retrospecto do confronto na Champions

Real Madrid x Atlético de Madrid por LaLiga.

Na manhã desta sexta-feira, 21, o sorteio da Champions League 2024/2025 definiu os confrontos das oitavas de final e o chaveamento até a grande decisão. Além disso, o sorteio também definiu os duelos da Europa League e da Conference League. As bolinhas colocaram frente a frente dois rivais de uma das principais capitais europeias: Madri. Real Madrid e Atlético de Madrid se enfrentam pela sexta vez em um duelo de mata-mata da principal competição de clubes do mundo.

Pela primeira vez, o Derby de Madri acontecerá na fase de oitavas de final, a única eliminatória que ainda faltava para o confronto. O clássico já decidiu a final duas vezes (2013/14 e 2015/16), ocorreu na semifinal em outras duas ocasiões (1958/59 e 2016/17) e também foi disputado nas quartas de final uma vez (2014/15). Veja o retrospecto do confronto e relembre as decisões.

Derby de Madri: retrospecto

Claramente, o Real Madrid tem ampla superioridade no confronto. Pela Champions League, as equipes se enfrentaram nove vezes, com cinco vitórias do Real, dois empates e apenas dois triunfos do Atlético de Madrid.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Real Madrid C.F. (@realmadrid)

Além disso, em um dos empates, na final de 2015/16, o Real Madrid saiu vencedor nos pênaltis. Já nas duas vitórias dos Colchoneros, eles acabaram eliminados no placar agregado. Ou seja, os Rojiblancos nunca conseguiram superar os Merengues em uma eliminatória da Liga dos Campeões.

Semifinal em 1958/59

Rumo à conquista de seu tetracampeonato europeu, o Real Madrid eliminou o Atlético de Madrid na semifinal. Os Merengues contavam com Alfredo Di Stéfano e Ferenc Puskás, enquanto os Colchoneros tinham no elenco o bicampeão do mundo pelo Brasil, Vavá.

No primeiro jogo, no Santiago Bernabéu, o Real Madrid venceu de virada por 2 a 1, com gols de Puskás e Héctor Rial, após Chuzo abrir o placar para o Atlético. No jogo da volta, Enrique Collar marcou o único gol da vitória dos Colchoneros por 1 a 0. Na época, em caso de empate no agregado, o desempate era decidido em um terceiro jogo em campo neutro.

Assim, em Zaragoza, o Real Madrid venceu novamente por 2 a 1, com gols de Di Stéfano e Puskás, enquanto Collar descontou. Com isso, os Merengues avançaram para a final, onde enfrentaram o Stade de Reims, do histórico Just Fontaine, e conquistaram o título com uma vitória por 2 a 0, com gols de Di Stéfano e Mateos.

Real Madrid e Atlético de Madrid na final em 2013/14

A conquista da tão esperada La Décima pelo Real Madrid aconteceu em uma final histórica contra seu rival local, o Atlético de Madrid, no segundo confronto entre as equipes em mata-mata pela Champions League.

Diego Godín abriu o placar aos 36 minutos do primeiro tempo, e o jogo seguiu com vantagem para os Colchoneros até os acréscimos da segunda etapa. No entanto, aos 93 minutos, Sergio Ramos marcou de cabeça e levou a partida para a prorrogação.

No tempo extra, o Real Madrid dominou. Gareth Bale, Marcelo e Cristiano Ronaldo balançaram as redes, garantindo a vitória por 4 a 1 e o décimo título europeu para os Merengues.

Quartas de final 2014/15:

Na temporada seguinte, Real Madrid e Atlético de Madrid voltaram a se enfrentar, desta vez nas quartas de final da Champions League.

O jogo de ida, no Vicente Calderón, terminou empatado em 0 a 0, deixando tudo em aberto para a partida de volta no Santiago Bernabéu. No duelo decisivo, o confronto seguia sem gols até os 43 minutos do segundo tempo, quando Chicharito Hernández marcou o único gol da eliminatória, garantindo a classificação dos Merengues.

Na fase seguinte, o Real Madrid foi eliminado pela Juventus, que avançou à final, mas acabou derrotada pelo Barcelona em Berlim, ficando com o vice-campeonato.

O Real Madrid e Atlético decidem o título mais uma vez em 2015/16

Mais uma vez, Real Madrid e Atlético de Madrid decidiram a Champions League, desta vez na final da temporada 2015/16.

Aos 15 minutos, Sergio Ramos abriu o placar para os Merengues. No início do segundo tempo, Antoine Griezmann teve a chance de empatar, mas desperdiçou um pênalti, acertando o travessão. No entanto, aos 78 minutos, Yannick Carrasco marcou e deixou tudo igual, levando a decisão para a prorrogação.

Sem gols no tempo extra, a final foi para a disputa de pênaltis. Na cobrança decisiva, Cristiano Ronaldo converteu e garantiu o décimo primeiro título europeu do Real Madrid, o primeiro de uma sequência histórica de três títulos consecutivos na competição.

Último confronto entre Real Madrid e Atlético de Madrid na Champions na semifinal em 2016/17

O último confronto entre Real Madrid e Atlético de Madrid na Champions League aconteceu na semifinal da temporada 2016/17. No jogo de ida, no Santiago Bernabéu, Cristiano Ronaldo brilhou e marcou um hat-trick, garantindo a vitória dos Merengues por 3 a 0 e deixando o time muito próximo da final.

Na partida de volta, no Vicente Calderón, o Atlético começou pressionando e chegou a abrir 2 a 0 rapidamente, com gols de Saúl Ñíguez e Griezmann (de pênalti). No entanto, ainda no primeiro tempo, Isco marcou um gol crucial para o Real Madrid, que segurou o resultado e avançou com 4 a 2 no agregado.

Na final, disputada em Cardiff, o Real Madrid venceu a Juventus por 4 a 1, conquistando sua 12ª Champions League.


 

O post Real Madrid e Atlético de Madrid: veja retrospecto do confronto na Champions apareceu primeiro em Sportbuzz.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.