Onda de calor no RS será intensa e deve se estender até março

O Rio Grande do Sul enfrenta uma nova onda de calor que promete ser ainda mais intensa e prolongada do que a registrada no início de fevereiro. Segundo a MetSul Meteorologia, o fenômeno, que começou nesta semana, deve persistir até a primeira quinzena de março, trazendo temperaturas acima dos 40°C em diversas regiões do estado.

O calor é resultado de uma bolha de calor, também conhecida como cúpula de calor, que se estende pela Argentina, Uruguai, Paraguai e o Sul do Brasil. Esse fenômeno meteorológico ocorre quando uma área de alta pressão atmosférica impede a entrada de frentes frias e retém o ar quente próximo à superfície, elevando as temperaturas a níveis extremos.

Máximas já superam os 36°C no estado

As temperaturas no fim de semana já deram uma amostra da intensidade do calor: Santiago registrou 36,4°C, São Borja 36,2°C e Teutônia 34,2°C. A tendência, segundo a MetSul, é de que as marcas continuem subindo ao longo da semana, com máximas que podem ultrapassar os 40°C em grande parte do território gaúcho, especialmente no Oeste, Noroeste, Centro, Campanha, região Sul, vales e a Grande Porto Alegre.

Em Porto Alegre, as previsões indicam máximas de 36°C a 37°C nesta segunda-feira, subindo para 38°C a 39°C na terça e quarta-feira. A partir de quinta, as temperaturas devem diminuir levemente, mas o calor intenso persistirá.

Alívio momentâneo e previsão para março

Embora pancadas de chuva e temporais isolados possam trazer algum alívio no fim da semana, as temperaturas elevadas devem voltar a subir no início de março. A MetSul alerta que o calor poderá continuar até pelo menos a segunda semana do próximo mês, afetando inclusive os dias de Carnaval.

Os modelos de previsão do tempo, como o GFS (NOAA) e o ECMWF (Centro Meteorológico Europeu), apontam que as temperaturas seguirão acima da média até, pelo menos, meados de março. Apenas a partir da segunda quinzena do mês há expectativa de que os termômetros voltem a registrar valores mais próximos das médias históricas.

Riscos e cuidados

Com o avanço da onda de calor, especialistas recomendam atenção redobrada com a hidratação, evitar exposição prolongada ao sol, especialmente entre 10h e 16h, e cuidados especiais com crianças, idosos e animais de estimação. A Defesa Civil do Rio Grande do Sul também orienta a população a buscar abrigo em locais frescos e ventilados sempre que possível.

A MetSul Meteorologia continuará atualizando as previsões ao longo dos próximos dias, acompanhando a evolução deste episódio atipicamente longo de calor no estado.

Fonte: MetSul Meteorologia

Onda de calor ganha força, será atipicamente longa e vai invadir março

The post Onda de calor no RS será intensa e deve se estender até março appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.