Mercedes apresenta novo carro e Russell exalta: ‘Um passo…’

Na imagem à esquerda, George Russell, piloto da Mercedes. Na imagem à direita, foto do W16 E, novo carro da Mercedes

A Mercedes apresentou nesta segunda-feira (19) o W16 E, carro com o qual disputará a temporada 2025 da Fórmula 1. O britânico George Russell acredita que a equipe deu um “passo razoável” com o novo modelo e destacou as mudanças em relação ao antecessor. “O W16 E será uma mudança significativa em comparação com o carro do ano passado”, afirmou o piloto.

A Mercedes conquistou quatro vitórias em 2024, duas com Russell e duas com Lewis Hamilton, que deixou a equipe rumo à Ferrari. No entanto, o desempenho inconsistente resultou em um quarto lugar no Campeonato de Construtores, atrás de McLaren, Ferrari e Red Bull.

Russell ressaltou os desafios enfrentados nos últimos anos e garantiu que a equipe adotou uma abordagem mais cautelosa para evitar novos erros.

“Desde 2022, encontramos problemas, os corrigimos e isso gerou novos desafios”, explicou. “Fomos muito mais disciplinados em cada mudança e meticulosos no simulador para garantir que não cairíamos em uma nova armadilha.”

“Se conseguirmos entregar o desempenho esperado, será um grande avanço. Nunca há garantias, mas estou otimista de que teremos uma temporada decente.”

Mercedes foca em corrigir fraquezas do W15

O diretor técnico da Mercedes, James Allison, destacou os principais problemas corrigidos no novo carro. “Nosso foco principal foi eliminar a leve relutância do W15 em curvas de baixa velocidade e o desequilíbrio na temperatura dos pneus, que tornava o carro inconsistente de uma sessão para outra.”

O W16 E passará por um shakedown no Bahrein nesta terça-feira (20), antes dos testes de pré-temporada, que começam na quarta-feira (21), às 07h00 GMT. A primeira corrida do ano será o GP da Austrália, em Melbourne, entre os dias 14 e 16 de março.

George Russell aponta McLaren como favorita ao título

Após conquistar o título de construtores pela primeira vez desde 1998, a McLaren larga como uma das principais forças da temporada. Na visão de Russell, a equipe britânica começa 2025 como a favorita.

“Vimos o quão dominante a McLaren foi. Eles são os favoritos para este ano”, disse o piloto. “No último ano desse regulamento, as coisas naturalmente ficam mais equilibradas, mas ainda espero que a McLaren esteja na frente.”

O chefe da Mercedes, Toto Wolff, também prevê um campeonato extremamente disputado: “Será uma temporada altamente competitiva. No ano passado, vimos o quão equilibrado estava o grid. Não dava para prever, de corrida para corrida, quem estaria na frente, e espero que este ano seja ainda mais acirrado.”

“Teremos que estar no nosso melhor se quisermos disputar os títulos nesta temporada.” Com a saída de Hamilton para a Ferrari, Russell assume o papel de líder da equipe, agora ao lado do jovem italiano Andrea Kimi Antonelli.

Antonelli se prepara para estreia na F1

Considerado um dos grandes talentos emergentes do automobilismo, Antonelli, de 18 anos, revelou que a preparação para sua temporada de estreia tem sido intensa.

“O inverno foi bastante intenso. Muito aprendizado. Estou tentando focar nos mínimos detalhes para evitar surpresas desagradáveis ao chegar a Melbourne.”

Russell comentou sobre sua nova fase na equipe e destacou a evolução em sua carreira. “Mesmo se a formação tivesse permanecido a mesma, esta seria minha quarta temporada com a Mercedes e minha sétima na F1. No ano passado, provavelmente tive minha melhor performance e sinto que estou ficando mais forte a cada ano.”

“Recebi um grande apoio da equipe quando cheguei, e agora Kimi é um piloto super-rápido e motivado. Naturalmente, ele tem muito a aprender, mas estou certo de que será uma boa temporada juntos.”

Mercedes tenta retomar protagonismo na Fórmula 1

A Mercedes dominou a Fórmula 1 entre 2014 e 2021, conquistando oito títulos consecutivos de construtores. No entanto, desde a introdução do novo regulamento em 2022, a equipe caiu de rendimento e venceu apenas cinco GPs em três anos.

Russell ressaltou os desafios enfrentados na tentativa de recuperar a competitividade. “Nos últimos anos, estávamos tão focados em resolver problemas imediatos que não analisávamos os impactos futuros. Você soluciona um problema e cria outro. Agora estamos sendo muito mais estratégicos.”

“Quando você muda as características do carro, se fortalece a frente, pode comprometer a traseira. Se exagerar, pode ser tão problemático quanto o oposto.

“O importante é ser meticuloso e dizer: ‘Essas são as mudanças fundamentais. Isso pode ser um problema em algumas pistas? Se sim, como vamos contornar isso?’”

Wolff também fez elogios a Antonelli, mas reforçou que o piloto enfrentará desafios naturais de um estreante na Fórmula 1. “Ele tem todo o talento necessário para alcançar grandes feitos no auge do automobilismo, mas esta é uma temporada de estreia, e inevitavelmente haverá altos e baixos. Estamos ansiosos por essa jornada e para ajudá-lo a evoluir ao longo do ano.”


O post Mercedes apresenta novo carro e Russell exalta: ‘Um passo…’ apareceu primeiro em Sportbuzz.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.