Vice-prefeito de Rio Preto comete racismo em Mirassol x Palmeiras

Racismo em Mirassol x Palmeiras.

No último domingo, 23, a partida Mirassol x Palmeiras, válida pela última rodada da fase de grupos no Paulistão 2025, presenciou um episódio lamentável. O vice-prefeito de São José do Rio Preto, Fábio Marcondes (PL), foi flagrado em ato de injúria racial contra um segurança do Alviverde Paulista.

O ocorrido se deu após a disputa em campo. Em vídeo gravado pela TV TEM, afiliada da Rede Globo, Marcondes aparece xingando o funcionário de “lixo”. Depois é possível ouvir o vice-prefeito proferindo “macaco velho”. Logo em sequência, um dos seguranças rebate: “Racismo, não”.

Além disso, o diretor de futebol do Palmeiras, Anderson Barros, disparou na gravação contra Fábio: “Está todo mundo de testemunha que foi o vice-prefeito. Vocês vão ter que mostrar e vai ser todo mundo testemunha. Se ele chamou o cara de macaco, ele vai ser denunciado”.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por SportBuzz (@sportbuzzbr)

Diante do caso, o segurança do Palmeiras prestou um boletim de ocorrência na delegacia de Mirassol. Em nota enviada à imprensa, Marcondes destacou que pediu a exoneração do cargo de Secretário de Obras e o afastamento do cargo de vice-prefeito por “questões médicas”.

“Em respeito à dignidade da função pública e à confiança que a população deposita em mim, apresento, nesta manhã, meu pedido de exoneração do cargo de Secretário de Obras e, por prescrição médica, a licença temporária do cargo de vice-prefeito”.

Do outro lado, o Palmeiras manifestou a sua indignação em relação ao caso: “A intolerância e o preconceito não têm lugar em nossa sociedade, e é inaceitável que atos dessa natureza possam ocorrer. Defendemos que as denúncias sejam apuradas e, caso comprovado qualquer ato de racismo ou injúria racial, que seja punido com os rigores da lei”.

Racismo em Mirassol x Palmeiras: nota da prefeitura

A Prefeitura de São José do Rio Preto reafirma seu compromisso inegociável com os princípios da igualdade, do respeito e da justiça.

Repudiamos veementemente qualquer ato de racismo e lamentamos profundamente o ocorrido.

Diante do contexto, o vice-prefeito Fábio Marcondes está exonerado do cargo de Secretário Municipal de Obras e solicitou a licença do cargo de vice-prefeito municipal.

Seguimos firmes no compromisso com a ética, a transparência e o cumprimento da lei em todas as nossas ações.


 

O post Vice-prefeito de Rio Preto comete racismo em Mirassol x Palmeiras apareceu primeiro em Sportbuzz.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.