Circuito Mares cresce na modalidade SUP

O Circuito Mares já realiza provas de Stand Up Mares há 3 anos, mas ao que parece, 2025, será o ano da consagração. A etapa inicial de Caraguatatuba teve a presença de quase 100 atletas da modalidade, dividido entre as categorias: SUP Race & SUp Fun.

O sucesso é uma misto de várias ações da Interativa Esporte (produtora do evento) como: homologação na CBSurf, contato direto com as assessorias esportivas e divisão de premiação por idade.

Catarina Ganzeli Winkler, vencedora do SUP Race

Homologação CBSurf, o que é isso?

Esta é a entidade responsável pelo SUP no Brasil, mesma entidade do surf de pranchinha e do surf de longboard. O circuito Mares não é uma etapa oficial da CBSurf e sim um evento homologado, permitindo que qualquer atleta profissional ou amador da modalidade, possa participar do evento. Este tipo de restrição de atletas profissionais em festivais esportivos não é comum na natação, mas nas provas de SUP, são regras rígidas da confederação.

Categoria: SUP RACE

A categoria principal da modalidade, tem como tamanho de prancha: 14 pés. É importante informar que todos os atletas tiveram suas pranchas medidas antes da largada, ação tradicional na modalidade. No masculino a prova de 5k foi vencida pelo veterano remador de Caraguatatuba Ricardo Freitas com o tempo de 40 minutos e 14 segundos.  O atleta de 50 anos também é remador de canoa VAA e surfista de foil. Em seguida vieram Alexandre Bicudo e Wesley de Carvalho.

Já no feminino, a também nadadora e editora da Swim Channel, Catarina Ganzeli, foi a grande vencedora com o tempo de 41 minutos e 12 segundos. Catarina representou oficialmente a cidade de Ubatuba. Em seguida vieram Rafaela Brandão e Aline Manteiga respectivamente.

Atleta de 50 anos, campeão do SUP

 

Masculino

1º Ricardo Freitas, Caraguatatuba, 40 minutos, 14 segundos

2º Alexandre Bicudo, A. D. Atibaiense, 40 minutos e 22 segundos

3º Wesley de Carvalho, A. D. Atibaiense, 41 minutos e 07 segundos

Feminino

1º Catarina Ganzeli, Ubatuba, 41minutos e 12 segundos

2º Rafaela Brandão, A. D. Atibaiense, 43 minutos e 41 segundos

3º Aline Manteiga, A. D. Atibaiense, 50 minutos e 17 segundos

Praia da Cocanha, Caraguatatuba

Categoria SUP FUN

Esta é considerada a categoria de entrada, geralmente com pranchas menores que 12 pés, especificamente no circuito mares, a medida máxima é de 12’6 pés.

A prova teve 2,5k de percurso, exatamente a metade da categoria principal, e teve como grande vencedor Welber Simões, com o tempo de 23 minutos e 52 segundos, seguido por Edelcio Berbel (24 min e 34 segundos) e Everson Manteiga (24 min e 52 segundos).

Já no feminino, Mayra Fukumoto marcou 27 min e 18 segundos para vencer a prova seguida por Fatima Marino (28min e 23 segundos) e Rosane Occhiuto (29 min e 47 segundos), respectivamente.

Todos os tempos mencionais acima, tanto categoria race quanto categoria FUN, são OVERALL. Durante a premiação do evento, os atletas subiram ao pódio nas suas respectivas categorias.

Quem estava assistindo o evento e possivelmente participará dpróxima etapa é o campeão panamericano da modalidade, Guilherme dos Reis que elogiou bastante o festival esportivo

Guilherme dos Reis, campeão panamericano, que prestigiou o Circuito Mares. Foto arquivo pessoal

Todos os resultados podem ser encontrados no site da cronometragem: https://www.polesportivo.com.br/resultado.php?ev=1191

A expectativa para a próxima etapa do circuito mares, que acontecerá nos dias 12 e 13 de abril no município de São Sebastião é ter mais 100 atletas inscritos no Stand Up Paddle.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.