NBA: superestrelas podem ficar de fora de premiações; entenda

Logo da NBA

A regra dos 65 jogos na NBA, implementada na última temporada, segue impactando diretamente a corrida por prêmios individuais e seleções dos times ideais da liga. De acordo com a nova norma, jogadores que não atingirem essa marca ao longo da temporada regular ficam automaticamente fora da disputa para premiações como MVP, Jogador que Mais Evoluiu (MIP), Melhor Defensor, Melhor Sexto Homem, além das seleções do All-NBA Teams e All-Defensive Teams.

A medida, apesar de impopular entre os atletas, foi um acordo entre a liga e a Associação de Jogadores, visando aumentar a participação das estrelas ao longo da temporada. Antes da implementação, muitos jogadores eram premiados mesmo com um número reduzido de partidas disputadas.

Astros da NBA já eliminados da disputa

Para a temporada 2024/25, alguns nomes de peso já não cumprem o mínimo necessário e estão fora da corrida por qualquer premiação.

  • Victor Wembanyama (San Antonio Spurs) – Fora da temporada, disputou apenas 46 jogos.
  • Luka Dončić (Los Angeles Lakers) – Atuou em apenas 26 partidas.
  • LaMelo Ball (Charlotte Hornets) – Fez 35 jogos antes de se lesionar.
  • Ja Morant (Memphis Grizzlies), Zion Williamson (New Orleans Pelicans), Joel Embiid (Philadelphia 76ers), Kawhi Leonard (Los Angeles Clippers) e Chet Holmgren (Oklahoma City Thunder) – Todos já perderam mais de 17 jogos e estão eliminados da corrida.

A regra não impacta apenas veteranos e estrelas, mas também calouros. Jared McCain (Philadelphia 76ers), que chegou a liderar o ranking de novatos, ficou fora do restante da temporada e, consequentemente, não poderá disputar o prêmio de Rookie of the Year.

Casos emblemáticos na corrida por prêmios individuais

Além dos jogadores já descartados, outros ainda correm risco de perder a elegibilidade caso fiquem de fora de mais jogos até 11 de abril, data do encerramento da fase regular da NBA.

MVP e All-NBA Teams

  • Kevin Durant (Phoenix Suns) – Disputou 44 dos 57 jogos do time e só pode perder mais quatro partidas até o fim da temporada.
  • Giannis Antetokounmpo (Milwaukee Bucks) – Está em terceiro na corrida pelo MVP, mas já perdeu 12 jogos. Pode ficar fora de no máximo mais cinco para continuar elegível.
  • Kyrie Irving (Dallas Mavericks) – Fez 46 jogos e precisará atuar em pelo menos 19 dos 24 jogos restantes para atingir os 65 exigidos. Irving não atinge essa marca desde a temporada 2018/19.
  • Damian Lillard (Milwaukee Bucks) – Disputou 46 partidas e só pode perder mais sete para continuar na briga pelo terceiro time ideal da NBA.

Jogador que Mais Evoluiu e Melhor Sexto Homem

  • Jalen Johnson (Atlanta Hawks) – Estava na disputa pelo prêmio de Jogador que Mais Evoluiu, mas já está fora da briga.
  • Bobby Portis (Milwaukee Bucks) – Era um dos favoritos ao prêmio de Melhor Sexto Homem, mas sua suspensão de 25 jogos o tirou da disputa.
  • Caris LeVert (Atlanta Hawks) – Fez 43 jogos e só pode perder mais três para continuar elegível ao prêmio de Melhor Sexto Homem.
  • De’Andre Hunter (Cleveland Cavaliers) – Atuou em 42 jogos, e como o Cavs já fez 57 partidas, ele só pode perder mais dois jogos para se manter na disputa.

Defensor do Ano e All-Defensive Team

  • Andrew Nembhard (Indiana Pacers) – Foi eleito o melhor defensor do Leste em janeiro, mas só pode perder mais um jogo até o fim da temporada.
  • Draymond Green (Golden State Warriors) – Já perdeu 14 jogos e não pode ficar de fora de mais do que três se quiser seguir na briga pelo All-Defensive Team.

 

O post NBA: superestrelas podem ficar de fora de premiações; entenda apareceu primeiro em Sportbuzz.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.