MP-BA apura possível negligência contra patrimônio cultural em Nazaré

O programa Fala Bahia recebeu denúncia de uma ouvinte relatando que a Igreja do Sagrado Coração de Jesus, localizada em Nazaré, no Centro de Salvador, estaria sofrendo negligência por parte da sua administração. A ouvinte informou que a estrutura está abandonada, as paredes sem pinturas e com visível desgastes.


				
					MP-BA apura possível negligência contra patrimônio cultural em Nazaré

Foto: J. Guima

A denúncia chega dias após a tragédia do desabamento do teto da Igreja São Francisco de Assis, no Pelourinho, em 5 de fevereiro. A produção do Fala Bahia entrou em contato com o Iphan e com a Arquidiocese de Salvador e ambas instituições informaram que o patrimônio não era de responsabilidade deles. 

A Defesa Civil de Salvador também foi procurada e informou que a última vistoria feita no local ocorreu em maio de 2024. Ainda segundo a Codesal, para que seja feita uma nova vistoria é necessário que seja feita uma solicitação pelo 199.


				
					MP-BA apura possível negligência contra patrimônio cultural em Nazaré

MP-BA se posiciona em relação à suposta negligência contra a Igreja do Sagrado Coração de Jesus

Veja na íntegra a nota enviada pelo Ministério Público do Estado à produção do Fala Bahia:

Considerando a relevância cultural e histórica da igreja, bem como seu avançado estado de deterioração, o MPBA solicitou a abertura de inquérito policial para apuração de possíveis crimes contra o patrimônio cultural.

Além disso, o MPBA solicitou informações à Secretaria Municipal da Fazenda sobre o valor venal do imóvel e requereu a elaboração de um laudo técnico para quantificação dos danos causados ao patrimônio e à sociedade, também em razão do mal estado de conservação do bem.

Informamos ainda que o MPBA já havia ajuizado uma ação civil pública visando a preservação do imóvel, e no momento, está no aguardo da designação da audiência de conciliação.

O MPBA reitera o compromisso do Ministério Público na preservação do patrimônio cultural e na garantia de que a igreja receba as devidas intervenções para sua manutenção e conservação.


				
					MP-BA apura possível negligência contra patrimônio cultural em Nazaré

Igreja do Sagrado Coração de Jesus, Nazaré – Salvador.

Foto: Google Earth

Até o final desta reportagem, não conseguimos contato com o Instituto Sagrado Coração de Jesus nem com o Colégio Sagrado, localizado ao lado da Igreja.


				
					MP-BA apura possível negligência contra patrimônio cultural em Nazaré

Placa localizada no Instituto ao lado da Igreja do Sagrado Coração de Jesus.

Foto: Google Earth

Conheça um pouco sobre a Igreja do Sagrado Coração de Jesus, em Nazaré

A Capela foi inaugurada em 1891. No prédio, à esquerda, ainda funciona o Colégio do Sagrado Coração de Jesus. A instituição foi fundada em 1827, funcionava no Barbalho, e foi transferida para Nazaré, em 1857. O prédio do Instituto Normal, à direita, abriga atualmente (2013) o Ministério Público do Estado da Bahia.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.