Cuidados contra vírus da dengue durante o Carnaval 2025 são reforçados pelo governo de RO

Agevisa/RO alerta foliões sobre os cuidados necessários para evitar a disseminação da dengue

O governo de Rondônia alerta os foliões sobre os cuidados necessários para evitar a disseminação da dengue durante o período carnavalesco. De acordo com a Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa/RO), a grande movimentação de pessoas entre cidades e estados para participar dos blocos e desfiles pode contribuir para propagação do vírus, especialmente através de indivíduos assintomáticos. O Carnaval ocorre no verão rondoniense, caracterizado por altas temperaturas e chuvas frequentes, condições ideais à proliferação do mosquito transmissor, o Aedes aegypti.

SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA

Conforme o boletim epidemiológico das arboviroses transmitidas pelo Aedes aegypti em Rondônia, que abrange da semana epidemiológica 28/2024 até a semana 8/2025, foram notificados 699 casos de dengue no estado, dos quais 109 foram confirmados, 225 estão em investigação e 365 foram descartados.

Os números representam uma redução significativa em relação ao mesmo período de 2024, quando foram confirmados 1.212 casos entre 5.308 notificações. Até o momento, nenhuma cidade do estado apresenta surto da doença.

O gerente técnico da Vigilância em Saúde Ambiental (GTVAM), Pedro Jorge Gonçalves Magalhães, explica que, os dados são coletados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinam), cujos bancos de dados são atualizados periodicamente pelas equipes municipais e monitorados diariamente pela Agevisa/RO. O boletim epidemiológico compara os casos de dengue, chikungunya e zika dos anos de 2023, 2024 e 2025, por semana epidemiológica. “Segundo o Arbovirômetro Estadual, a incidência de dengue no estado é considerada satisfatória, assim como a de zika e chikungunya.”

RECOMENDAÇÕES

Para garantir um Carnaval seguro e reduzir os riscos de disseminação da dengue, a Agevisa/RO reforça algumas medidas preventivas:

  • Evite locais com água parada, onde o Aedes aegypti se reproduz;
  • Utilize repelente de insetos regularmente;
  • Use roupas que protejam braços e pernas, especialmente ao entardecer e amanhecer;
  • Caso apresente sintomas como febre, dores musculares e manchas vermelhas na pele, procure uma unidade de saúde imediatamente.

AÇÕES DE GOVERNO

As ações de vigilância incluem campanhas educativas na sociedade

O diretor-geral da Agevisa/RO, Gilvander Gregório de Lima, ressaltou a importância das ações preventivas realizadas em 2024, para combater o Aedes aegypti. “O combate ao mosquito transmissor da dengue exige um esforço conjunto e planejamento contínuo. No decorrer de 2024, promovemos diversas iniciativas, como o apoio ao Dia D de combate à dengue, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Também capacitamos profissionais das Regionais de Saúde de Ariquemes, Rolim de Moura, Ji-Paraná e Porto Velho em manejo clínico, vigilância laboratorial e do óbito.”

O diretor-geral da Agevisa/RO também mencionou outras ações relevantes: “atualizamos informações sobre a vacina Qdenga para técnicos de imunização, médicos e enfermeiros das seis regionais de saúde do estado. Além disso, divulgamos notas técnicas sobre diagnóstico laboratorial de arboviroses, realizamos supervisão e ajuste de conduta com a gestão municipal de Rolim de Moura após bloqueio vetorial, distribuímos EPIs para municípios em situação de alerta e oferecemos treinamento sobre o novo larvicida (BTI) para controle do Aedes aegypti. Estivemos em reuniões técnicas com o Ministério da Saúde para monitoramento das arboviroses urbanas e silvestres”, frisou.

No primeiro bimestre de 2025, a coordenadora do Programa Estadual de Controle de Doenças Transmitidas pelo Aedes, Magna Covre Ferreira Gomes, disse que foi intensificado o monitoramento e a análise da situação epidemiológica e vetorial; o governo distribuiu insumos para o controle do mosquito, participou de webnários do Ministério da Saúde sobre Febre Oropouche e Monkeypox, e reestruturou o Comitê Estadual de Combate ao Aedes aegypti, além de manter a elaboração de boletins epidemiológicos disponibilizados no site da Agevisa.

VACINA DA DENGUE

A Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia esclarece que, apesar da autorização do governo federal para a ampliação da faixa etária de vacinação contra a dengue, o estado de Rondônia manterá a imunização exclusivamente ao público de 10 a 14 anos. Segundo a Coordenação Estadual de Imunização, os imunizantes disponíveis têm validade até dezembro de 2025, sendo que as primeiras remessas receberam validade para julho de 2024. Diante disso, o estado optou por seguir as diretrizes do Departamento do Programa Nacional de Imunização (DPNI).

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

O post Cuidados contra vírus da dengue durante o Carnaval 2025 são reforçados pelo governo de RO apareceu primeiro em Governo do Estado de Rondônia.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.