Guarantã do Norte terá cursos profissionais gratuitos para mulheres no IFMT

Foi estabelecida, ontem, a parceria entre a prefeitura de Guarantã do Norte (233 km de Sinop), por meio da secretaria de Assistência Social, e o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), para implantação do programa “Mulheres Mil” no município. A iniciativa, instituída pelo ministério da Educação, em 2023, “tem como objetivo oferecer capacitação profissional para mulheres em situação de vulnerabilidade social e econômica, promovendo oportunidades de aprendizado, desenvolvimento pessoal e acesso ao mercado de trabalho”, de acordo com a portaria MEC n° 725.

A assessoria da prefeitura informou que, até o início de março, serão divulgadas mais informações sobre inscrições e cursos disponíveis, que, pelo regulamento, devem ter carga horária mínima de 160 horas.

O público-alvo são mulheres a partir de 16 anos, prioritariamente, “em situação de vulnerabilidade social e econômica em contexto de pobreza e extrema pobreza; baixo grau de escolarização; mulheres que são responsáveis ‘sozinhas’ pelos cuidados no ambiente familiar e vítimas de violência domésticas”.

Em Mato Grosso, o programa já foi aplicado, no ano passado, em Água Boa, Barra do Garças, Cuiabá, Tangará da Serra, Lucas do Rio Verde, Sinop, Primavera do Leste e Rondonópolis. Os recursos de fomento são do ministério, em parceria com a rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, formada pelos institutos federais (IFs).

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.