Sesc RJ entra na natação apoiando grandes nomes da modalidade: Maria Paula Heitmann e Guilherme Costa “Cachorrão”

O Sesc RJ começa a dar suas primeiras braçadas na natação de alto rendimento a partir deste ano, iniciando a jornada com Maria Paula Heitmann e Guilherme Costa “Cachorrão”, atletas que se destacaram como finalistas nos últimos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Com a iniciativa, a instituição estreia na modalidade na condição de equipe esportiva, objetivando, além de conquistar os lugares mais altos em pódios, ampliar os resultados sociais a exemplo dos já obtidos no voleibol com o Sesc RJ Flamengo e com o Sesc Botafogo Praia, utilizados também como ferramentas de estímulo à prática esportiva em ações com crianças e adolescentes.

Guilherme Costa, conhecido no mundo da natação como “Cachorrão”, é natural de Itaguaí (RJ) e especializado em provas de estilo livre de média e longa distância. Sua projeção internacional veio com a conquista do bronze nos 400 metros livre no Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos de 2022. Em 2023, nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, Guilherme enfileirou quatro ouros nas provas de 400m, 800m, 1500m livre e no revezamento 4x200m livre, estabelecendo novos recordes panamericano e sul-americano. Em Paris 2024, alcançou a final olímpica, terminando em 5º lugar nos 400m livre, com um tempo muito próximo aos medalhistas na prova e quebrando o recorde sul-americano ao completar a prova em 3min42s76. O excelente desempenho obtido o credencia ainda mais em futuras competições no cenário mundial.

Guilherme Costa ; Divulgação

Já a mineira Maria Paula Heitmann, 26 anos, é especializada em estilo livre, tendo representado o Brasil e alcançado também a final olímpica em 2024, compondo a equipe no revezamento 4x200m. Além disso, foi finalista no Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos de 2022, em Budapeste, e é dona do recorde sul-americano dos 400 metros, alcançando a marca de 4m03s45 nesse mesmo ano no Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação – Troféu José Finkel.

Transmitindo valores do esporte a crianças e adolescentes

De acordo com a diretora de Esporte e Recreação do Sesc RJ, Patricia Amorim, a ideia de contar com atletas de alto rendimento se associa aos planos estabelecidos em uma política de esporte que objetiva, em maior escala, uma formação integral, bem como a utilização das futuras instalações do Sesc no bairro da Piedade (antiga Universidade Gama Filho) para o desenvolvimento esportivo no estado do Rio de Janeiro. “O Sesc RJ se propõe a criar oportunidades para incluir, desenvolver e aperfeiçoar crianças e jovens através do esporte, bem como garantir aos atletas de alto rendimento um futuro para além do esporte, fornecendo as ferramentas para o seu desenvolvimento na transição após a carreira esportiva”, destaca a diretora.

Para o presidente do Sesc RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, mais do que medalhas, ele acredita que os nadadores irão transmitir aos jovens valores inerentes ao esporte, como perseverança, disciplina, determinação, humildade e cooperação:

“Esses atletas que estamos chamando para representar o Sesc têm em comum uma trajetória exemplar. Queremos que eles sirvam de inspiração às milhares de crianças e adolescentes que atendemos diariamente nos nossos projetos sociais e esportivos”, afirma o presidente da instituição.

Primeiro compromisso internacional com uniforme Sesc RJ

O primeiro compromisso dos atletas, já vestindo o uniforme do Sesc RJ, será em março. Após uma temporada de treinos na Flórida, partem para Chicago, onde disputam, de 6 a 8 de março, a etapa Westmont do TYR Pro Swim Series. O circuito reúne alguns dos principais nomes da elite mundial da modalidade. A participação dos três na competição integra os trabalhos de preparação em busca da vaga nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 2028.

Sobre o Sesc RJ
Há mais de 78 anos o Sesc RJ atua nas áreas de assistência, cultura, educação, saúde, esporte e lazer, prestando serviços gratuitos ou com valores acessíveis aos trabalhadores do setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo e à população do estado do Rio de Janeiro. Com 57 unidades operacionais fixas e móveis, na capital e no interior, a instituição atua fortemente para a inclusão e redução das desigualdades. Maior marca de bem-estar social do estado, o Sesc RJ é signatário do Pacto Global da ONU.

 

Gostaria de receber as notícias de natação e águas abertas no seu e-mail?

Cadastre-se aqui

 

Fonte: Assessoria de Imprensa SESC

Adicionar aos favoritos o Link permanente.