Lei Paulo Gustavo impulsiona projetos audiovisuais em Lajeado

Os projetos culturais audiovisuais contemplados pelo edital da Lei Paulo Gustavo (LPG) estão em execução em Lajeado, fortalecendo e fomentando a cultura no município. São 30 projetos em andamento, distribuídos em seis categorias: Capacitação Audiovisual, Cinema Itinerante, Videoclipes, Curta-Metragem, Curta-Metragem Entusiasta e Curta-Metragem do Legado Histórico de Lajeado.

Para realização do edital, o município recebeu R$ 520 mil para produções culturais, abrangendo diferentes formatos e categorias. As gravações estão sendo realizadas em diversos bairros do município. Cada uma dessas categorias busca valorizar diferentes aspectos do setor audiovisual, proporcionando oportunidades para novos talentos e fortalecendo a memória e identidade cultural do povo.

O objetivo deste edital foi fomentar as diversas formas de manifestações culturais, impulsionando a produção audiovisual local, democratizando o acesso à cultura e resgatando cidadãos e locais que contribuíram para a história de Lajeado.

Execucao Lei Paulo Gustavo Lajeado Audiovisual (2)

Conheça alguns projetos

Entre os 30 projetos executados estão: “Submersos – um olhar sobre às vítimas das enchentes em Lajeado/RS” – um curta-metragem do Legado Histórico de Lajeado, “A Ocasião Faz o Ladrão” – curta-metragem, “Vozes Quilombolas” – curta-metragem entusiasta, “À espera do sol – Banda Feitoria” – videoclipes,  “Sucesso do Cinema Gaúcho – revivendo Teixeirinha” – cinema itinerante, “Fortalecendo Pequenos Negócios através da Produção Audiovisual” – capacitação audiovisual.

Os projetos serão divulgados posteriormente em um canal específico da Lei Paulo Gustavo no YouTube.

Lei Paulo Gustavo

A Lei Paulo Gustavo é uma lei complementar, que destinou recursos financeiros do Governo Federal para incentivar manifestações artísticas e culturais nos estados e municípios do país, sendo aprovada em 2022 com o objetivo de minimizar os efeitos da pandemia de Covid-19 em projetos e agentes culturais.

Lajeado também realizou o edital “Premiação”  que contemplou 59 agentes culturais, entre pessoas físicas, jurídicas e coletivos, representantes de diversos setores da cultura local.  Foram beneficiados profissionais e iniciativas ligados ao artesanatomúsicaetnias e folcloreempresas e produtores culturaistrajetória individualartes cênicasartes visuais/plásticastradicionalismo gaúcho e patrimônio/literatura  . O investimento neste edital foi de mais de R$ 210 mil.

Mais informações sobre os editais podem ser conferidos neste link.

The post Lei Paulo Gustavo impulsiona projetos audiovisuais em Lajeado appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.