Primeiro Papos de Bar do ano aborda as tendências e novidades para o varejo em 2025

“Os americanos estão investindo na integração de tecnologia para melhorar a experiência de compra dos consumidores. Além disso, eles usam a inteligência artificial para conhecer e estudar o perfil dos seus clientes.” A afirmação foi feita pelos painelistas da primeira edição do Papos de Bar de 2025 promovida pela Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) nesta terça-feira (25). Para mais de 60 pessoas, o especialista em Marketing Elifas de Vargas, a presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Lajeado, Giselda Hahn, e a PMO da Docile, Tainá Heineck, falaram sobre os insights obtidos durante visita na NRF 2025, conhecida como a maior feira do varejo do mundo.

Papos de Bar Acil Lajeado (3)

No início da exposição, Vargas contextualizou a NRF para o público. Realizada há mais de 100 anos, a edição de 2025 aconteceu de 12 a 14 de janeiro em Nova York. Em três dias de evento, a feira reuniu mais de 1000 expositores e contou com 175 palestras. “Essas atividades têm muito foco em inteligência artificial, automação, experiência do cliente, sustentabilidade e novos modelos de negócios”, explicou.

Segundo o painelista, o Brasil é a segunda maior delegação que visita o evento e, além da participação na feira, as comitivas realizam também visitas técnicas em empresas americanas para saber o que o varejo está fazendo para inovar e, cada vez mais, atrair a presença do consumidor para as lojas.

Oportunidades

A presidente da CDL Lajeado falou sobre o uso da inteligência artificial para coleta e tratamento de dados sobre os clientes. “Com as informações do banco de dados, as lojas conseguem personalizar os produtos de acordo com as preferências dos consumidores. Eles têm essa preocupação de conhecer os seus clientes, saber qual geração ele pertence e, assim, oferecer exatamente aquilo que ele busca”, adiantou Giselda.

Usando cases de estabelecimentos que as comitivas visitaram no exterior, os painelistas destacaram a importância de oferecer, além de agilidade, experiências de compra aos consumidores. “As lojas de lá são otimizadas para oferecer mais celeridade no atendimento. O cliente chega, escolhe seu produto e, de forma muito rápida ele já consegue finalizar a compra”, comentaram.

A DPO da Docile falou sobre os movimentos que as lojas devem fazer para atrair os consumidores. De acordo com Tainá, as lojas físicas têm o poder de criar memórias e proporcionar sensações que o online não consegue replicar, como a sensação de pertencimento e proximidade. “É importante deixar evidente que a loja física é o ponto de encontro entre o consumidor e a marca. Por isso é ideal trazer características humanas para esses ambientes proporcionando assim que os clientes se sintam em casa ao chegar nesse ponto físico, proporcionando assim uma fidelidade desses consumidores”, revelou.

Digital

Mesmo com a transformação do ambiente físico para atrair os consumidores, os painelistas falaram sobre a presença das lojas no digital. Segundo Vargas, a popularização do aplicativo de vídeos TikTok permite que as marcas criem conteúdos para que os clientes da geração Z sintam-se mais próximos delas. “O TikTok se tornou uma comunidade que dita tendências por meio de vídeos, mesclando comportamento e consumo com entretenimento”, destacou o especialista em Marketing.

De acordo com ele, as marcas americanas investem na criação de conteúdos para o TikTok para buscar a aproximação com o consumidor e demonstrar os seus produtos ou serviços. “Os americanos consomem, diariamente, no TikTok, o equivalente a um filme de uma hora e meia. Isso é muito tempo e as marcas que querem estar em evidência estão no TikTok”, declarou.

No encerramento da exposição, Vargas, Giselda e Tainá deixaram como dica aos participantes a atenção ao digital, sem esquecer o atendimento físico. Destacaram que é importante criar estratégias para fidelizar os clientes e estar sempre atento às transformações do mercado. “O ideal é sempre lembrarmos do ditado que diz que àqueles que não são vistos, não são lembrados”, finalizaram.

Retomada

Na abertura do evento, a vice-presidente de Desenvolvimento Executivo da Acil, Betina Durayski, falou sobre a retomada do evento que têm o objetivo de ser um palco onde palestrantes possam compartilhar experiências vivenciadas no exterior. “Em forma de happy hour vamos buscar trazer speakers que tiveram experiências enriquecedoras no exterior para compartilhar com mais pessoas”, comentou.

Papos de Bar Acil Lajeado (2)

O presidente da entidade, Joni Zagonel, agradeceu a presença do público e falou sobre a oportunidade de conhecimento proporcionada pelo evento. “Estamos com casa cheia para aprender o que o maior mercado do mundo faz para atrair e fidelizar seus clientes. Esta é uma ótima oportunidade para obtermos insights direto da maior feira mundial do varejo”, pontuou.

A primeira edição do Papos de Bar de 2025 contou com patrocínio de Cresol Essência e apoio da Bem Cervejaria, CDL Lajeado e Fórum dos Jovens Empreendedores (FJE) da Acil. A próxima edição do evento será divulgada através das redes sociais da Acil.

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