Concessão da Hidrovia do Madeira é discutia pelo governo de RO em Brasília

A reunião teve como objetivo tratar da concessão da Hidrovia do Madeira

Em agenda institucional em Brasília, o governador de Rondônia, Marcos Rocha, e o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, se reuniram na quarta-feira (26), para tratar da concessão da Hidrovia do Madeira. O projeto é considerado estratégico para estruturação e modernização da hidrovia do rio Madeira importante corredor de exportação da região no país.

Durante o encontro, o secretário nacional de hidrovias e navegação, Dino Antunes Dias Batista, apresentou o status da implantação da hidrovia, que contará com uma extensão de 1.075 km, ligando Porto Velho até a foz do rio Madeira, próximo a Itacoatiara. Segundo Batista, os estudos técnicos já foram concluídos e a concessão está em fase de alinhamento político para viabilizar o processo licitatório.

O governador ressaltou a importância da hidrovia para o desenvolvimento econômico do país

O governador Marcos Rocha ressaltou a importância da hidrovia para o desenvolvimento econômico do país, destacando que “este é um projeto vital não apenas para a Amazônia, mas para todo o Brasil. A hidrovia do Madeira tem potencial para se consolidar como uma das principais alternativas logísticas do país, reduzindo significativamente o custo do transporte de cargas e fortalecendo nossa competitividade no mercado internacional”. Marcos Rocha também mencionou que a utilização da hidrovia permitirá um transporte mais eficiente pelo Oceano Pacífico, facilitando o comércio com os países asiáticos.

O ministro Silvio Costa Filho reforçou que o Ministério de Portos e Aeroportos tem duas prioridades para o primeiro semestre de 2025: a viabilização das hidrovias do Tocantins e do Madeira. “No dia 20 de março, realizaremos uma consulta pública sobre estes projetos, coordenada pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq)”, anunciou o ministro.

Ele enfatizou que a Hidrovia do Madeira terá impacto direto na economia não apenas de Rondônia, mas também de estados vizinhos e até de países sul-americanos que utilizam o corredor logístico. Para acelerar os trâmites, o ministro solicitou que o governador de Rondônia lidere a articulação entre os governadores da região e organize uma reunião com as bancadas federais para garantir apoio político ao projeto.

O diretor-presidente da Sociedade de Portos e Hidrovias de Rondônia (SOPH), Fernando Parente, também presente no encontro, destacou que a hidrovia será essencial para o fortalecimento da infraestrutura portuária de Rondônia. “Estamos falando de um projeto de concessão que vai garantir previsibilidade e eficiência ao transporte hidroviário, assegurando que o Porto de Porto Velho e os demais terminais da região tenham segurança e navegabilidade durante todo o ano. Isso vai atrair mais investimentos e consolidar o Madeira como um dos principais corredores logísticos do Brasil”, afirmou Parente.

BENEFÍCIOS DA HIDROVIA DO MADEIRA

O Rio Madeira é uma das mais importantes vias de transporte do Corredor Logístico Norte. Em 2024, no entanto, a navegação enfrentou desafios devido à maior crise hídrica registrada desde 1967, que reduziu drasticamente o nível do rio, interrompendo o fluxo de cargas por quase três meses.

Com a implantação das soluções de engenharia propostas no estudo da concessão, haverá sinalização, dragagens regulares e um calado mínimo de 3,5 metros ao longo da calha de navegação, garantindo a operação segura e contínua durante todo o ano, sem paralisações. Elementos essenciais para aumentar a competitividade dessa rota logística de escoamento de cargas.

Também participaram da reunião o secretário-chefe da Casa Militar de Rondônia, Coronel Góes, o secretário de Integração do Estado em Brasília, Augusto Leonel, além de técnicos do ministério e assessores do governo estadual.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

O post Concessão da Hidrovia do Madeira é discutia pelo governo de RO em Brasília apareceu primeiro em Governo do Estado de Rondônia.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.