UFMT premiará 16 pesquisadores de Cuiabá e Sinop nesta semana; confira lista

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) fará na próxima sexta-feira (14), às 16h, no foyer do Teatro Universitário em Cuiabá, a entrega dos prêmios Severino Meirelles e José de Souza Nogueira (Paraná). Representando o ciclo 2023-2024, os 16 trabalhos estão ligados a diferentes áreas do conhecimento: agrárias, biológicas, saúde, exatas e da terra, humanas, linguística, letras e artes, sociais aplicadas e engenharias. São temas voltados para assuntos do cotidiano, voltados para cuidados com a saúde e também a inovação, como o uso de tecnologia para implantar novos caminhos para a alfabetização.

“Os prêmios Severino Meirelles e José de Souza Nogueira são expressões da diversidade e da excelência da pesquisa de iniciação científica na UFMT, contemplando estudos em todas as grandes áreas do conhecimento e evidenciando a amplitude e a relevância das investigações conduzidas por nossos estudantes de graduação. Isso demonstra o compromisso da universidade com a produção de conhecimento em múltiplos campos”, destaca a professora Pâmela Craveiro, Coordenadora de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa (Propesq).

O prêmio Severino Meirelles é entregue desde 1992 com foco especial no Programa de Iniciação Científica, como homenagem ao professor Severino Márcio Pereira Meirelles, docente e pesquisador em Saúde Pública em Mato Grosso, que é o fundador do Instituto de Saúde Coletiva (ISC). Referência em Iniciação Científica na UFMT, desempenhou cargos na gestão superior, como Pró-Reitor de Pós-Graduação, em que incentivou o desenvolvimento de pesquisas e pesquisadores.

O prêmio José de Souza Nogueira é entregue desde 2023, como homenagem ao professor mais conhecido como “Paraná”, com atuação destacada no Instituto de Física (IF) da UFMT na formação de estudantes, bem como no desenvolvimento da ciência e da pesquisa. As iniciativas premiadas no Prêmio José de Souza Nogueira valorizam a divulgação e popularização da ciência, que no caso do professor Paraná incluiu mais de 230 artigos científicos, quatro livros, além da orientação de estudantes de iniciação científica até pós-doutorado.

“Especificamente, o Prêmio José de Souza Nogueira reforça a importância da comunicação científica ao premiar conteúdos audiovisuais que traduzem pesquisas acadêmicas para o público geral. Esse reconhecimento incentiva a divulgação acessível do conhecimento e valoriza a capacidade dos pesquisadores de estabelecer um diálogo direto com a sociedade”, enfatiza a coordenadora de pesquisa.

Veja a lista completa de agraciados com os prêmios:

Severino Meireles

Estudante Laura Ryba de Oliveira/Orientação Alessandra Kataoka/Câmpus Sinop/Pesquisa Concentração sérica de Cálcio e Fósforo em cães com Insuficiência renal crônica / Área Ciências Agrárias

Estudante Vitória Hioko da Silva Nakamura Orientação Guilherme Luz Emerick/Câmpus Sinop/Pesquisa Avaliação da atividade das colinesterases sanguíneas expostas a diferentes concentrações de drogas vegetais/Área Ciências Biológicas

Estudante Felipe Thiago Bandeira Serpa/Orientação Márcia Carolina de Siqueira Paese/Câmpus Sinop/ Pesquisa Tempo médio e gastos devido à internação por Hipertensão arterial no Brasil entre os anos de 2012 a 2022: Dados do DATASUS/Área Ciências da Saúde

Estudante Pedro Henrique da Silva/Professor Adriano Buzutti de Siqueira/Câmpus Cuiabá/Pesquisa Síntese de bioC-dots a partir de biomassa proteica/Área Ciências Exatas e da Terra

Estudante Letícia Moolina Batista/Orientação Matheus Lima Frossard/Câmpus Cuiabá/Pesquisa Avaliação na educação física escolar: uma revisão sistemática/Área Ciências Humanas

Estudante Gabriela Kehrwald Nunes/Orientação Ivan Julio Apolonio Callejas/Câmpus Cuiabá/Pesquisa Avaliação de estratégias de resfriamento evaporativo para pátios localizados em região de clima tropical por meio de simulação computacional/Área Ciências Sociais Aplicadas

Estudante Maria Vittória Sousa Rodrigues Palma/Orientação Thais Reggina Kempner/Câmpus Cuiabá/ Pesquisa Edição de áudios visando a reprodução de sons educativos no robô BITI para alfabetização de crianças atípicas/Área Engenharias

Estudante Maria Luiza Pimentel Oliveira/Orientação Vinícius Carvalho Pereira/Câmpus Cuiabá/Pesquisa Poesia e Fotografia: uma análise do perfil de instagram @cronicadafoto/Área Linguística, Letras e Artes

José de Souza Nogueira

Estudante Antônio Albanezi Neto/Orientação Jaçanan Eloisa Milan/Câmpus Cuiabá/Pesquisa Fenologia de Acuri (Attalea phalerata Mart. Ex Spreng.) em áreas pós-incêndio no Pantanal/Área Ciências Agrárias

Estudante Dara Kimani de Mendonça Gomes/Orientação Adelina Aparecida Ferreira/Câmpus Cuiabá / Pesquisa Histologia do estômago de Helicops sp/Área Ciências Biológicas

Estudante Rayane Manoel Garcia/Orientação Eveline Aparecida Isquierdo/Câmpus Sinop/Pesquisa Análise da prevalência de doenças cardiovasculares e do seu impacto sobre a evolução clínica e prognóstico clínico de pacientes diagnosticados com COVID-19 e internados no Hospital Regional Jorge de Abreu em Sinop-MT / Área Ciências da Saúde

Estudante Bruno Martins Mendes Vieira/Orientação Daniela de Oliveira Maionchi/Câmpus Cuiabá/ Pesquisa Simulação Numérica de micriválvulas de Tesla utilizando Fluidodinâmica Computacional”/ Área Ciências Exatas e da Terra

Estudante Bárbara Biguinatti Carias/Orientação Bruna Andrade Irineu/Câmpus Cuiabá/Pesquisa Análise do debate sobre diversidade, equidade e inclusão nas organizações a partir das hashtags #esg #diversidade #diversidadeeinclusao no LinkedIn/Área Ciências Sociais Aplicadas

Estudante Leonardo Guimarães Teodoro Junior/Orientação Marco Donisete de Campos/Câmpus Araguaia/Pesquisa Uma abordagem computacional dos dispositivos aerodinâmicos visando atenuar as sucções nos telhados de edificações baixas/Área Engenharias

Estudante Gabriel do Nascimento Acioly Lins/Orientação Maria Perla Araújo Morais/Câmpus Cuiabá/ Pesquisa O Brasil que o país não ver: análise do Quarto de Despejo, de Carolina Maria de Jesus / Área Linguística, Letras e Artes

Estudante Raphael Marques Guimarães/Orientação Fabrício Parra Santilio/Câmpus Cuiabá/Pesquisa Tecnologias Educacionais, Formação de Professores e Educação Especial: potencialidades de integração e de inovação/Área Ciências Humanas.

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