‘Uber kids’: transporte escolar clandestino põe crianças em risco em Florianópolis

Em busca de maior economia ou de uma sensação de comodidade, alguns pais em Florianópolis têm optado por contratar o serviço de “Uber kids” para levar seus filhos à escola. No entanto, o serviço não é regularizado e tem acendido o alerta da prefeitura sobre os riscos à segurança de crianças e adolescentes.

Opção de pais por contratar serviço de 'Uber kids' para transportar seus filhos à escola tem levantado preocupação da prefeitura - Foto: Balanço Geral Florianópolis/ND

Opção de pais por contratar serviço de ‘Uber kids’ para transportar seus filhos à escola tem levantado preocupação da prefeitura – Foto: Balanço Geral Florianópolis/ND

Nas redes sociais, motoristas sem regulamentação para transporte de crianças oferecem serviços particulares para levar estudantes à escola. Porém, esses serviços são informais e feitos sem alvará ou vistorias.

“Essa prática não é prevista na legislação. Hoje, para transportar as crianças, é com transporte [escolar] específico. As vans têm que seguir determinados critérios, inclusive de exames toxicológicos, [bem como] a questão de cadeirinhas. Tudo para a segurança das crianças”, esclareceu a secretária de Segurança e Ordem Pública de Florianópolis e atual prefeita em exercício, Maryanne Mattos, ao Balanço Geral (assista abaixo).

‘Uber kids’ também prejudica motoristas de vans regularizadas

A prática do ‘Uber kids’ também tem preocupado os motoristas de transporte escolar regularizado, que reclamam, principalmente, dos prejuízos para quem trabalha com alvarás e vistorias em dia.

Victor Costa dos Santos, que trabalha há nove anos com transporte escolar, explica que o processo de licenciamento é rigoroso. “É feita sempre uma vistoria do veículo a cada seis meses, [além de] uma busca de antecedentes de multas dos motoristas, que não pode ter tido multas graves ou gravíssimas nos últimos de 12 meses”.

Vans escolares passam por pelo menos duas vistorias por ano, incluindo a inspeção do histórico de multas do motoristas - Foto: Arquivo/Marco Santiago/ND

Vans escolares passam por pelo menos duas vistorias por ano, incluindo a inspeção do histórico de multas do motoristas – Foto: Arquivo/Marco Santiago/ND

Os motoristas de ‘Uber kids’, por oferecerem o serviço de maneira informal, não precisam passar por nenhum processo de licenciamento, dificultando o conhecimento sobre a situação do veículo ou o histórico de quem conduz as crianças para a escola.

Para poderem transportar crianças, as vans devem apresentar dois selos de vistoria: um no para-brisa e outro na porta lateral. Esse segundo selo apresenta um QR code que os pais podem acessar para obter informações sobre a regularidade do veículo e do motorista.

Vans escolares precisam apresentar o selo de vistoria, com QR code escaneável, na porta lateral do veículo – Foto: Balanço Geral Florianópolis/ND

Sobre o preço do transporte escolar de vans, Victor argumenta que  ele é calculado com base na média do transporte público seletivo (os ônibus “amarelinhos”). Entretanto, pode variar acordo com a região. “Tem transportes, por exemplo, que trazem do Norte da Ilha para estudar no Centro. Isso aumenta o valor por causa da distância do serviço”.

Maryanne enfatiza que a Secretaria de Segurança Pública de Florianópolis tem monitorado a situação e feito reuniões com pais e empresários do transporte. Segundo ela, a pasta planeja ações para impedir esse tipo de transporte e responsabilizar os motoristas que colocarem as crianças em risco.

Veja a reportagem do Balanço Geral Florianópolis sobre o ‘Uber kids’:

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