Hamilton x Verstappen: as últimas 4 vezes que largaram lado a lado

Hamilton x Verstappen em 2024

Lewis Hamilton conquistou a pole position para a Corrida Sprint do GP da China, ficando apenas 18 centésimos à frente de Max Verstappen. Com isso, os rivais vão largar lado a lado na madrugada deste sábado, 22, algo que não acontecia há 607 dias — ou 1 ano, 7 meses e 26 dias.

Quer saber quais foram as cinco últimas vezes em que o heptacampeão e o tetracampeão dividiram a primeira fila? O SportBuzz te mostra!

GP dos Países Baixos de 2021

Na sua corrida em casa, Max Verstappen conquistou a pole position com um décimo de segundo de vantagem sobre Lewis Hamilton. Assim, na largada, o holandês manteve a liderança e rapidamente abriu distância, sem dar chances para o britânico atacá-lo.

Na volta 21, Hamilton foi o primeiro a entrar nos boxes, seguido por Verstappen na volta seguinte. Dessa forma, Valtteri Bottas permaneceu na pista e assumiu a liderança.

Na volta 30, Verstappen alcançou Bottas, que fez o possível para segurá-lo. No entanto, após a ultrapassagem sobre o finlandês, Hamilton estava a menos de um segundo do holandês e pôde usar o DRS para atacá-lo. Apesar da tentativa, não conseguiu assumir a liderança, e Verstappen voltou a abrir vantagem.

Vencendo sua corrida em casa, Verstappen dominou do início ao fim. Já Hamilton fez uma segunda parada nos boxes para garantir o ponto da volta mais rápida.

GP dos Estados Unidos de 2021

Em Austin, Max Verstappen conquistou a pole position com dois décimos de segundo de vantagem sobre Lewis Hamilton. No entanto, na largada, ambos partiram bem, e o holandês fez de tudo para colocar seu carro por dentro na tomada da Curva 1, espremendo Hamilton contra o muro. Porém, não teve sucesso. Os dois fizeram a primeira curva lado a lado, mas Hamilton tinha a preferência, e Verstappen acabou saindo da pista, perdendo a liderança.

Verstappen foi o primeiro a parar nos boxes, na volta 11, enquanto Hamilton estendeu seu stint até a volta 14. Com isso, o holandês conseguiu o undercut e recuperou a liderança da corrida. A vantagem era de cerca de seis segundos, mas, conforme as voltas passavam, os pneus mais novos do britânico começaram a fazer diferença, e ele foi se aproximando. Nesse cenário, Verstappen fez sua segunda parada na volta 30, com apenas dois segundos e meio de vantagem.

Na volta 38, Hamilton também parou para colocar seu último jogo de pneus e iniciou sua perseguição. Na volta 49, de um total de 56, a diferença já havia caído para apenas dois segundos. No entanto, Verstappen extraiu o máximo de seus pneus e manteve o heptacampeão fora da zona de DRS até a última volta, quando Hamilton finalmente reduziu a distância para menos de um segundo.

Assim, em um final espetacular, os dois duelaram centímetro a centímetro, mas Verstappen prevaleceu, conquistando sua 18ª vitória na carreira.

GP de Abu Dhabi de 2021

Em Yas Marina, na última corrida da temporada, os dois pilotos chegaram criteriosamente empatados em pontos. Novamente, Verstappen conquistou a pole position, três décimos à frente de Hamilton. No entanto, na largada, o britânico assumiu a liderança. Os dois chegaram a batalhar pela posição, inclusive se tocando, mas o heptacampeão prevaleceu e manteve-se à frente até as voltas finais.

A cinco voltas do fim, Nicolas Latifi bateu no muro, acionando o Safety Car. O desfecho, já amplamente conhecido, se desenhou a partir daí: Verstappen aproveitou para colocar pneus novos, o carro de segurança saiu a uma volta do fim, e o holandês fez a ultrapassagem decisiva sobre Hamilton. Com isso, venceu a corrida e conquistou seu primeiro título mundial.

GP da Hungria de 2023

Em Budapeste, Hamilton conquistou sua última pole position até o momento, marcando também a última vez em que ele e Verstappen largaram lado a lado. Enquanto o holandês seguia rumo ao tricampeonato mundial, construindo a temporada mais dominante da história da F1 — com mais vitórias e pontos em um único ano, além do recorde de 10 triunfos consecutivos —, Hamilton surpreendeu ao conquistar a pole por apenas três milésimos de segundo.

O britânico largou bem, mas a diferença de desempenho entre os carros era grande demais. Na Curva 1, Verstappen assumiu a liderança e seguiu para conquistar, naquele momento, sua sétima vitória consecutiva. Já Hamilton, sem ritmo para brigar pelo pódio, terminou a corrida na quarta colocação.


 

O post Hamilton x Verstappen: as últimas 4 vezes que largaram lado a lado apareceu primeiro em Sportbuzz.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.