São Paulo foi palco da primeira edição do Demian Maia Experience Day, realizado no sábado (22). Promovido pela Pro Fighters Network, o encontro reuniu lendas do MMA e do jiu-jitsu brasileiro em uma experiência exclusiva, com foco em temas como medo, coragem, presença, performance, inteligência e o legado das artes marciais.
Logo na abertura, Deusiney Robson, sócio-fundador da Pro Fighters, ressaltou a missão do projeto. “A ideia desta experiência é que o jiu-jitsu seja reconhecido por criar conexões que vão além da luta e do octógono.”
Ricardo Bruno, também sócio da Pro Fighters, deu as boas-vindas aos convidados e também reconheceu o apoio dos patrocinadores Spaten, Hurst, Senss, Suco 100 e dos apoiadores.
Medo, Coragem e Superação
Ao subir ao palco, Demian Maia falou sobre a vontade antiga de compartilhar as lições que viveu dentro e fora dos tatames. “Queria unir a luta ao mental faz tempo. Esse era um projeto que eu tinha muita vontade de realizar.”
Falou de rendimento e performance e como se desenvolveu para se tornar campeão. Demian revelou que, apesar de sua trajetória vitoriosa no UFC, o medo sempre esteve presente e fez uma relação direta entre medo e coragem, falou sobre preparação, superação, ego e autoimagem.
“Tenho mais de 200 lutas de jiu-jitsu e 40 de MMA. A coragem não existe sem o medo. Somos muito mais corajosos do que pensamos, precisamos aceitar o medo e nos expor a ele. Eu nunca soube se iria ganhar ou perder, mas sempre tive a certeza de que não seria derrotado pelos meus medos.”
Ao relembrar sua luta de 2001, na Venezuela, quando aceitou enfrentar um adversário com 130 quilos em uma luta de meia hora, Demian foi enfático: “A gente tem que se preparar. Sempre me preparei e a oportunidade surgiu. Ou eu ia ganhar, ou eu ia tomar um pau. Mas eu não ia fugir. Esse foi um divisor de águas na minha carreira.”
Logo após, os participantes seguiram para um almoço no Dalva e Dito, onde o chef faixa-preta Alex Atala preparou um menu exclusivo para os participantes do evento e falou sobre a importância do jiu-jitsu na sua vida.
Ver essa foto no Instagram
O código de conduta vai além da luta
Na sequência, Wagner Mota, treinador mental de Demian Maia no UFC por 12 anos, trouxe uma reflexão profunda sobre a integração dos nossos vários papéis na vida e o código de conduta dentro e fora dos tatames.
“O Demian é pai, filho, marido e lutador. Não pode haver conflito entre esses papéis, senão não há verdadeira performance. No MMA existe um sinal para parar. Na vida também precisamos desse código de conduta.” Wagner reforçou a necessidade de ter um código pessoal que supere as emoções do momento, assim como acontece na luta.
Ele também falou sobre a importância da presença. “O jiu-jitsu é uma forma de meditação. Quando você está prestes a ser estrangulado, seu inconsciente te traz para o presente. E quando o treino acaba, o mundo não mudou, mas sua maneira de enxergá-lo sim.”
Ele falou sobre clareza de objetivos, saber quem é, suas raízes, onde está, onde quer chegar e a energia propulsora necessária para ser o melhor do mundo. Também falou sobre a parte física que é a desconstrução, desgaste e sobre a reconstrução necessária após o treino, para nutrir com qualidade o corpo e a mente. Por fim, defendeu o capricho nos detalhes como diferencial do verdadeiro artista marcial: “No UFC, duas derrotas podem encerrar uma carreira. Por isso, clareza de objetivos e foco no detalhe são essenciais. Isso é o que transforma a luta em arte.”
A Inteligência no Tatame
Encerrando a programação de palestras, Caio Borralho, um dos principais nomes do UFC, trouxe sua visão estratégica do MMA. Ele começou relembrando sua infância: “Eu era um garoto com medo do combate. Brincando de porrada na rua, um colega falou: ‘só eu e você agora’. E eu fui embora.”
Para Caio, o medo foi o combustível para sua trajetória, transformando-o no que é hoje: “Sempre quis ser o lutador mais inteligente. Com o tempo descobri que uma das minhas missões é mudar o esteriótipo, a imagem que as pessoas têm sobre o lutador. O MMA exige formação, estudo além da luta, análise e estratégia e ultrapassa o tatame, para vencer precisamos nos preparar para a luta, mas também para a vida.”
Ele explicou seu método de combate, dividido em três estágios. A condução (controlar a distância, observar o adversário e leva-lo para a grade); confusão (gerar dúvidas sobre a próxima ação) e o abate (finalizar o combate). “Nosso maior medo é o desconhecido. No MMA, o mais inteligente, quem pensa no meio do caos é quem vence.”
Encerramento com Legado e Propósito
Após as palestras e vivências práticas, os convidados participaram de um coquetel oferecido pela Spaten, patrocinadora master do evento, e de um jantar de confraternização no restaurante Pipo.
Os convidados receberam camisetas personalizadas do UFC, kits da Puro Verde e acesso ao UFC Quality Pés. No encerramento, Demian Maia deixou uma reflexão sobre esperança e resiliência e Deusiney Robson confirmou a próxima edição do evento, prevista para acontecer em junho. “Estamos preparando uma experiência ainda mais completa. A proposta é continuar oferecendo vivências que integrem a luta, a mente e a vida”, finaliza.
O Demian Maia Experience Day é o primeiro de uma série de encontros promovidos pela Pro Fighters Network, que busca unir alta performance, mentalidade e experiências transformadoras, conectando marcas e pessoas ao legado das artes marciais.
Sobre a Pro Fighters Network
A Pro Fighters Network é uma empresa especializada em marketing esportivo, dedicada a impulsionar a carreira de lutadores e conectar amantes das artes marciais a experiências transformadoras. Com uma abordagem estratégica e inovadora, a Pro Fighters vai além da promoção de atletas, cria oportunidades que unem esporte, negócios e entretenimento, potencializando talentos e inspirando pessoas a realizarem seus sonhos.
Fundada por profissionais com ampla experiência no setor, entre eles Deusiney Robson, Ricardo Bruno, Bruno Murata e Ricardo Sucupira, a empresa aposta em parcerias estratégicas, eventos exclusivos e ações de engajamento para construir legados que transcendem o tatame e o octógono. Seu trabalho promove valores como disciplina, superação e respeito, enquanto amplia a visibilidade e o impacto positivo do universo das lutas no mercado e na sociedade.
O post Demian Maia Experience Day explora legado das artes marciais apareceu primeiro em Sportbuzz.