Principal grupo de marcas de luxo do mundo soma R$ 500 bilhões em receita

A gigante francesa LVMH, principal grupo de marcas de luxo do mundo, somou 84,7 bilhões de euros (R$ 517,5 bilhões) de receita em 2024. O resultado corresponde a um crescimento de 1% na comparação com o ano anterior em uma base orgânica. Em comunicado, o conglomerado – que acumula 75 marcas que vão desde a Tiffany & Co. até a Christian Dior –, destaca que “apesar de ambiente econômico global desfavorável obteve desempenho sóldio”. Além disso, a aceleração dos negócios no quarto trimestre foi impulsionada pela Ásia, Estados Unidos e Europa.

Grupo de negócios Moda e Artigos em Couro da LVMH se manteve estável em 2024
Divulgação/LVMH Grupo de negócios Moda e Artigos em Couro da LVMH se manteve estável em 2024

Conforme a LVMH, o crescimento da receita em 2024 tem como base de comparação “vários anos anteriores de crescimento excepcional pós-Covid 19”.

Entre os mercados que puxaram a alta na receita do conglomerado francês, destaque para a Europa e os Estados Unidos, que registraram “crescimento em um escopo de consolidação constante”. Na Ásia, Japão e China se sobressaíram.

Newsletter do Exclusivo: Cadastre seu e-mail

O lucro das operações recorrentes da LVMH em 2024 chegou a 19,6 bilhões de euros (R$ 117,3 bilhões). Isso equivale a margem operacional de 23,1%, “excedendo significativamente” os níveis pré-Covid 19. Por outro lado, as flutuações da taxa de câmbio tiveram um impacto negativo substancial durante o ano, particularmente em Moda e Artigos de Couro e Vinhos e Destilados. A participação do grupo no lucro líquido foi de 12,6 bilhões de euros (R$ 74,2 bilhões). O fluxo de caixa livre chegou a 10,5 bilhões de euros (R$ 61,8 bilhões), um aumento de 29%.

Moda e artigos de couro

O grupo de negócios Moda e Artigos de Couro, que estava amplamente estável em termos de crescimento orgânico em 2024, mostrou sólida resiliência. O lucro das operações recorrentes caiu 10%, afetado principalmente pelas flutuações da taxa de câmbio. Louis Vuitton e Christian Dior “desfrutaram de alta visibilidade” durante o verão com os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024.

Para o presidente e CEO da LVMH, Bernard Arnault, o resultado de 2024 “é uma demonstração de resiliência” da empresa. “Em 2024, em meio a um ambiente incerto, a LVMH demonstrou forte resiliência. Essa capacidade de resistir à tempestade em tempos altamente turbulentos — já ilustrada em muitas ocasiões ao longo da história do nosso grupo — é mais uma prova da força e relevância da nossa estratégia”, avalia.

Acompanhe o Exclusivo também no Instagram

O post Principal grupo de marcas de luxo do mundo soma R$ 500 bilhões em receita apareceu primeiro em Exclusivo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.