Nesta terça-feira, 25, o Irã empatou com o Uzbequistão por 2 a 2, pela 8ª rodada das Eliminatórias da Ásia, e garantiu sua vaga na Copa do Mundo de 2026. A partida aconteceu no Azadi Stadium, em Teerã, capital iraniana.
Os visitantes chegaram a ficar à frente no placar por duas vezes, com gols de Erkinov e Fayzullaev. No entanto, o artilheiro Mehdi Taremi, atacante da Inter de Milão, marcou os dois gols que garantiram o Irã no próximo Mundial.
Com a classificação, o Irã se junta a seleções como Nova Zelândia, Japão, Estados Unidos, Canadá e México, que já estão garantidas para a Copa de 2026. Esta será a sétima participação do Irã no torneio, a quarta seguida, os país participou das edições de 1978, 1998, 2006, 2014, 2018 e 2022.
Ver essa foto no Instagram
Por outro lado, apesar do empate, o Uzbequistão segue com boas chances de disputar o Mundial pela primeira vez em sua história. A equipe ocupa o 2º lugar no Grupo A, com 16 pontos, na zona de classificação direta para a Copa do Mundo.
O Uzbequistão tem seis pontos a mais que os Emirados Árabes Unidos, que ainda jogarão na rodada contra a Coreia do Norte, fora de casa. Em junho, as duas equipes terão um confronto direto com os uzbeque tendo a vantagem do mando de campo.
Nova Zelândia se garante na Copa do Mundo de 2026
A Nova Zelândia é o segundo país a confirmar presença na Copa do Mundo 2026 exceto pelos anfitriões da edição. Após o Japão, a equipe da Oceania atingiu o feito com a vitória de 3 a 0 sobre a Nova Caledônia na madrugada desta segunda-feira, 24.
Vale destacar que a próxima Copa do Mundo será a primeira da Nova Zelândia desde 2010. A seleção e sua última rival lideraram seus respectivos grupos na fase anterior, avançando com tranquilidade para as semis.
Na partida, já pelo segundo tempo, Boxall abriu o marcador aos 16 minutos, enquanto Barbarouses ampliou aos 21, e Just cravou o atropelo 35 minutos. Chris Wood, destaque da seleção neozelandesa e jogador do Nottingham Forest deixou o campo lesionado. Anteriormente, a Nova Caledônia havia derrotado o Taiti por 3 a 0, enquanto a Nova Zelândia tinha ‘amassado’ Fiji com o placar de 7 a 0.
O post Taremi faz dois, e Irã garante vaga na Copa do Mundo de 2026 apareceu primeiro em Sportbuzz.