Ouvintes pedem reativação de linha de ônibus na Ribeira

O Fala Bahia segue com a missão de resolver os problemas da população que conta com a programação da Bahia FM (88.7), para ter suas demandas ouvidas. O programa que vai ao ar de segunda a sexta-feira sempre das 18h às 19h, recebeu uma reclamação de um ouvinte da Cidade Baixa, na Ribeira, referente à desativação da linha de ônibus 0220.


				
					Ouvintes pedem reativação de linha de ônibus na Ribeira

Antiga linha 0220 – Sabino Silva X Ribeira.

Foto: Ícaro Chagas

“Fala aí pra quem for de direito para que volte a linha Ribeira x Sabino Silva pelo amor de Deus, tiraram na época informando que era por causa da COVID e que estava sem aula, voltou tudo ao normal e a linha não voltou. Essa linha atende muitos trabalhadores da cidade baixa que trabalham na Barra e Ondina, é um transtorno pra chegar lá sem essa linha”, afirmou o ouvinte.

Em resposta ao Fala Bahia, Semob envia nota sobre a desativação da linha de ônibus na Ribeira

“A Semob informa que a linha 0220 – Ribeira x Sabino Silva foi desativada em março de 2020, entretanto não houve perda para o usuário. Dentro do conceito de Rede Integrada de Transporte – RIT, o usuário pode acessar a linha 0216 – Ribeira x Lapa e, na Estação da Lapa, integrar com as linhas LB 1 0136 – Lapa x Chame Chame com destino à Barra, LB 2 0137 – Lapa x Barra Avenida/Barra com destino à Barra Avenida/Barra e a LB 3 0138 – Lapa x Garibaldi/Ondina para aqueles que o destino seja a Garibaldi e Ondina. Outra opção é embarcar na linha 0213 – Ribeira x Federação, e no ponto da reitoria da UFBA integrar com a linha 1633 – Mirante de Periperi x Ondina”, informou a assessoria. 


				
					Ouvintes pedem reativação de linha de ônibus na Ribeira

O pedido do ouvinte é claro: retomar a linha de ônibus que foi desativada. Não ficou claro portanto na nota enviada pela secretaria, qual seria a frequência que esses coletivos passam no local para atender a demanda dos moradores da Ribeira. 

Relembre: após reivindicações da população, prefeitura reativa linhas de ônibus que estavam suspensas

A prefeitura de salvador, por meio da Secretaria de Mobilidade (Semob), iniciou a reativação de linhas de ônibus que haviam sido suspensas ao longo dos últimos anos por conta da integração com o metrô. A medida visa atender ao compromisso da gestão municipal de reavaliar a rede de transporte da cidade, além de cumprir a uma reivindicação dos usuários do serviço na capital baiana.

A Semob vem realizando estudos para reativar algumas linhas de ônibus, ainda com horário reduzido, buscando observar a adesão dos usuários a estes atendimentos. No último dia 26 de dezembro, a linha 1633-08 – Alto de Santa Terezinha x Ondina voltou a operar com dois horários, às 5h45 e 6h15.

Desde 27 de janeiro, a antiga linha 1645 – Alto de Santa Terezinha/Rio Sena x Pituba teve boa parte do seu itinerário retomado com a ampliação do atendimento da linha 1674-01 – Alto de Santa Terezinha/Rio Sena x Estação BRT Hiper. A linha, que já conta com dois horários pela manhã, teve seu atendimento ampliado para quatro horários por turno. São eles 04:30, 05:00, 05:30, 06:00, 11:10, 11:40, 12:10, 12:40, 16:20, 16:50, 17:20 e 17:50.

A antiga linha teve seu atendimento substituído pela 1655 – Alto de Santa Terezinha x Estação Pirajá. Entretanto, o novo atendimento seguirá direto para a estação Hiper do BRT, de onde o passageiro poderá ir para a Pituba. Com isso, não será mais obrigatório que o usuário faça a integração com o metrô para realizar este deslocamento.

Já no último dia 3 de fevereiro, foi retomado o atendimento da linha 1515 – conjunto Pirajá x Ribeira, que também terá 4 horários por turno: 04:30, 05:00, 05:30, 06:00, 11:10, 11:40, 12:10, 12:40, 16:20, 16:50, 17:20 e 17:50. A linha, que foi suspensa em 2021, era um pedido recorrente da comunidade.

“A linha era muito longa e tinha poucos horários, reduzimos o trajeto para a Estação Pirajá, dando maior oferta de ônibus no bairro e na estação com destino à ribeira”, destacou o secretário de Mobilidade, Fabrizzio Muller. “Entretanto, vamos retomar o atendimento e avaliar o comportamento dos usuários para analisar a viabilidade de retomar este atendimento”, contou.

Entretanto, o secretário reforça que a reativação das linhas tem sido feita em caráter experimental, para avaliação técnica da pasta, e reforça que mantém o conceito de integração como forma de tornar o transporte mais eficiente. “A Semob segue reavaliando as linhas sem perder o conceito de integração, mas buscando aprimorar, cada vez mais, o deslocamento das pessoas”, destacou Muller.

Assista ao Fala Bahia desta segunda-feira (24):

Adicionar aos favoritos o Link permanente.