Urutau: ‘pássaro fantasma’ está presente em contos indígenas

O urutau, também chamado de mãe-da-lua e ave-fantasma, é um pássaro intrigantes, cercado de lendas e admiradores de seu canto. Ele está presente no Brasil, popularmente atribuído a um conto de indígenas brasileiros.

Urutau em um fundo verde

Conheça o conto por trás da “ave fantasma” – Foto: Reprodução/Internet/ND

A lenda do Urutau

A história que envolve esse pássaro está ligada ao povo Guarani. Segundo o site CHC, a lenda conta que Nheambiú, uma bela moça, filha de um cacique, se apaixonou profundamente por um bravo guerreiro Tupi chamado Cuimbaé, que havia sido feito prisioneiro pelos Guaranis.

Nheambiú pediu ao cacique que libertasse o guerreiro para que pudesse se casar com ele. Entretanto, o pedido não foi aceito, pois Cuimbaé era um Tupi, ou seja, um inimigo mortal dos Guaranis.

Não suportando mais o sofrimento, Nheambiú fugiu da aldeia, deixando seu povo preocupado e obrigando o cacique a mobilizar os guerreiros para procurá-la.

Após uma longa busca, a jovem foi encontrada no coração da floresta, paralisada e muda, como uma estátua de pedra. Ao vê-la, seu pai tentou despertá-la, mas ela não deu nenhum sinal de vida.

Percebendo a gravidade da situação, o pajé da aldeia foi chamado para examinar a jovem. Abanando a cabeça em lamento, ele disse que somente uma grande dor poderia salvá-la do silêncio eterno. O cacique começou a dar notícias tristes para ver se Nheambiú reagia, mas nada fazia efeito.

Quando todos já haviam perdido as esperanças, o pajé se aproximou da jovem e disse: “Cuimbaé acaba de ser morto.” Nesse mesmo instante, Nheambiú gritou e saiu correndo em direção à floresta, nunca mais sendo vista.

Dizem os indígenas que os gritos da jovem ecoam pela floresta em noites de lua crescente. Há também quem acredite que ela se transformou em uma ave que quase não se mexe e que, mesmo de olhos fechados, vê tudo à sua volta através de duas fendas em suas pálpebras. De vez em quando, solta um canto de lamento. Por tudo isso, foi batizada de urutau, a ave fantasma.

Foto de um urutau durante a noite

Esse pássaro faz parte do folclore brasileiro – Foto: Reprodução/Wiki Aves/ND

Grito marcante, camuflagem perfeita e observa de olhos fechados

Além de uma conto emocionante, o Urutau possuí outras características marcantes que o fazem ser um pássaro tão especial.

Uma delas é a habilidade excepcional na camuflagem. Suas penas podem confundir qualquer pessoa, já que elas costumam se parecer com galhos e troncos de árvores, onde geralmente fica descansando e observando.

Urutau camuflado em cima de tronco

O urutau possuí uma habilidade impressionante de camuflagem – Foto: Reprodução/Amo Aves/ND

Segundo o Parque das Aves, seu título de ave fantasma se dá por causa da camuflagem, já que as pessoas ouvem o seu canto, mas têm dificuldade em localizá-lo.

Outro fato marcante sobre esse pássaro vem de sua calmaria e atenção extrema, já que é capaz de ficar 12 horas seguidas parada no mesmo lugar.

E mesmo com seus olhos fechados, o urutau continua atento com o que acontece em sua volta, já que eles possuem a incrível habilidade de “ver” de olhos fechados.

Isso por que o urutau tem duas fendas em suas pálpebras, permitindo que ele observe o que está acontecendo em sua volta, mesmo de olhos fechados.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.