TCE ajuda novos prefeitos a elaborar leis orçamentárias

O TCE-MS (Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul) fez uma capacitação direcionada às prefeituras e vereadores sobre a elaboração do  Plano Plurianual (PPA), lei orçamentária que define diretrizes, metas e objetivos da gestão pública para um período de quatro anos. A Corte tem papel fiscalizador, mas quer ampliar a oferta de capacitação para os agentes públicos para evitar erros e confusões na gestão. Foi realizada uma oficina on-line ontem tendo como alvo prefeitos, vereadores, secretários municipais e técnicos das áreas de planejamento, finanças e administração.  Com foco na estruturação de programas e ações das unidades gestoras, além das metas físicas e financeiras, a capacitação buscou orientar os participantes sobre as etapas, processos e exigências técnicas para a elaboração do PPA. Na abertura da oficina, a diretora de Controle Externo do TCE-MS, Valéria Saes Cominale, apontou a existência do documento Orientação Técnica aos Jurisdicionados, com diretrizes sobre os instrumentos de planejamento governamental, com conceitos, classificações e procedimentos técnicos voltados à elaboração do orçamento público. O presidente do TCE-MS, conselheiro Flávio Kayatt, que assumiu o comando da Corte no começo do ano já tinha defendido o reforço ao trabalho de orientação para ajudar na eficiência da gestão dos novos prefeitos, eleitos no ano passado. “Já estive do outro lado, fui prefeito por dois mandatos. Por isso, mais do que fiscalizar, o Tribunal de Contas quer ser parceiro do gestor público. O PPA é um instrumento fundamental, e sua correta elaboração impacta diretamente na qualidade dos serviços prestados à população”, afirmou. Os técnicos que orientaram os participantes apontaram o papel relevante de planejamento da administração com a elaboração do PPA, já que contém planos que excedem o período de um mandato, pensado assim exatamente para que não haja interrupção de continuidade. Durante o encontro, foram abordadas as três peças que compõem o orçamento público: o PPA, que define metas de médio prazo; a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), que estabelece as prioridades para o ano seguinte; e a LOA (Lei Orçamentária Anual), que detalha a alocação dos recursos. O conselheiro substituto Célio Lima de Oliveira ressaltou que muitos municípios enfrentam limitações orçamentárias, o que torna o planejamento ainda mais essencial. Além disso, a falta de domínio sobre a complexidade de alguns temas da gestão pública leva muitas prefeituras a fazer contratos com escritórios de advocacia ou mesmo empresas para o suporte em temas que o TCE se propõe a oferecer gratuitamente.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.