Bolsonaro falta ao 2º dia de julgamento no STF e oposição reage: ‘Arregão’

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) decidiu não comparecer ao segundo dia de julgamento no STF (Supremo Tribunal Federal) nesta quarta-feira (26).  Ele vai acompanhar a sessão e a análise da denúncia, que pode torná-lo réu pela tentativa de golpe de Estado, no gabinete de seu filho, senador Flávio Bolsonaro, em Brasília.

Jair Bolsonaro decidiu não comparecer ao segundo dia de julgamento no STF. Na imagem, ele aparece conversando com aliados.

Jair Bolsonaro decidiu não comparecer ao segundo dia de julgamento no STF – Foto: Gustavo Moreno/STF/DIvulgação/ND

A avaliação de interlocutores do ex-presidente é que o “efeito político” da presença de Bolsonaro no julgamento foi cumprido na terça-feira (25), quando ele acompanhou as duas primeiras sessões do julgamento. O ex-presidente nega envolvimento com a trama golpista que ele é acusado de liderar.

Jair Bolsonaro é chamado de ‘arregão’ nas redes sociais

A ausência de Jair Bolsonaro no julgamento no STF gerou diversas reações nas redes sociais. Entre elas, o ex-presidente foi chamado de “arregão” pelo deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP).

“Muito machão na hora de tentar derrubar a democracia do país, mas um baita arregão na hora de encarar a justiça. Depois de ontem, desistiu de ir ao STF acompanhar a votação que o tornará réu”, declarou o deputado em seu perfil no X.

Outros usuários do X fizeram publicações afirmando que Jair Bolsonaro “é um frouxo”, “não tem coragem de encarar a justiça” e “correu do julgamento”.

Por outro lado, o vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ), filho do ex-presidente, afirmou que “em um país de verdade, todo esse circo [o julgamento] não teria substância nem para ser um esboço de novela de quinta categoria, muito menos por um processo jurídico”.

Defesa de Jair Bolsonaro teve recursos negados na primeira sessão

O ex-presidente esteve presente na primeira parte do julgamento, em que os ministros analisaram questões preliminares do processo. A defesa de Bolsonaro e dos outros sete acusados, do chamado “Núcleo 1”, foram ouvidas e todos os recursos foram negados por unanimidade pela 1ª Turma do Supremo.

Jair Bolsonaro acompanhou primeiro dia de julgamento, que ocorre no STF. Na foto, ele fala com o seu advogado

Jair Bolsonaro acompanhou primeiro dia de julgamento ao lado de seu advogado – Foto: Gustavo Moreno/STF/DIvulgação/ND

Nesta quarta-feira, os ministros votam se os acusados se tornam réus no caso de suposto golpe de Estado. Se o STF tornar Bolsonaro réu, terá início o trâmite da ação penal contra o ex-chefe do Executivo. Somente ao final de todo o processo, que inclui uma série de oitivas e procedimentos, será marcado o julgamento que pode sentenciar Bolsonaro.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.