Cinco municípios do Nortão inscritos em programa de monitoramento de desmates

O ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima firmou contrato de R$ 61 milhões, há poucos dias, para estruturar escritórios municipais de governança, que reforçarão o monitoramento do desmatamento em 30 municípios de Mato Grosso e demais da Amazônia. No Nortão, já aderiram ao programa os municípios de Peixoto de Azevedo, Nova Bandeirantes, Nova Ubiratã, Cláudia e Feliz Natal. Dos aptos à adesão, faltam Guarantã do Norte, Apiacás, Juara, Marcelândia, Paranaíta, Porto dos Gaúchos e União do Sul.

A iniciativa integra o Programa União com Municípios para combater o desmatamento e os incêndios florestais. Com essa ação, as prefeituras receberão veículos, embarcações, computadores e drones, além de capacitação e assessoria técnica, permitindo que as equipes locais atuem de forma mais eficaz no combate ao desmatamento e na promoção de práticas sustentáveis, de acordo com o ministério. 

O programa pretende que as prefeituras atuem de forma mais eficiente na prevenção, controle e redução do desmatamento e da degradação florestal, estimulando também o desenvolvimento sustentável nesses locais. A iniciativa ainda levará ações de regularização ambiental, regularização fundiária e assistência técnica aos municípios.

O prazo para a adesão acaba em 30 de abril. Também se inscreveram Bom Jesus do Araguaia, Comodoro, Cotriguaçu, Querência, Rondolândia e São José do Xingu. Ainda estão aptos à adesão os municípios de Aripuanã, Colniza, Confresa, Conquista D’Oeste, Gaúcha do Norte, Juína, Nova Maringá, Paranatinga, Ribeirão Cascalheira, Santa Terezinha, São Félix do Araguaia e Vila Bela da Santíssima Trindade.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui. 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.