Nadando 7 km em torno da Ilha de Alcatrazes

No último fim da semana a Rota55 realizou um passeio a nado na bela Ilha de Alcatrazes, localizada pouco mais de 30 km da cidade de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo. A ação consistiu em dar uma volta em torno do arquipélago, totalizando 7 km de natação em águas abertas. Ao longo do percurso os nadadores vivenciaram diferentes tipos de correntes que promovem uma experiência única para atletas da modalidade, além de contemplarem as belezas naturais que cercam a ilha. Um participante desse passeio escreveu um interessante relato sobre a volta em Alcatrazes que reproduzimos abaixo:

 

“Amigos da Rota55

Ontem vivemos uma experiência incrível, que há anos não se passava de um sonho e vontade descomunal de descobrir a misteriosa alcatrazes. Quantos finais de semana no litoral norte, namorando, de longe, aquele distante gigante descansando no horizonte.

Fantasiava conhecer o local, desde muito tempo, ouvia histórias sobre teoria da evolução (que poderiam levar Darwin a chegar na mesma conclusão que chegou em Galápagos) seleção natural, além do fato de existir o maior ninhal do hemisfério sul e ser simplesmente um berçário de tubarões martelo, só me faziam ter mais e mais vontade de descobrir a fantástica Alcatrazes, e assim o fiz…

Rota 55 em Alcatrazes – Foto: Ricardo Augusto/Reprodução/Instagram

A bordo de um dos barcos da Rota55 organizado pelo brilhante Ricardo Augusto nadador de águas abertas, saímos do píer de Boissicanga (na realidade eu embarquei na água quando os barcos já haviam saído, já ouviu falar de sorte?)

No caminho para o Arquipélago experimentamos uma viagem marcada por um mar verde, repleto de matéria orgânica, estávamos ansiosos para avistar alguma baleia eu mal tirava os olhos do sul de Ilha Bela, quando me dei conta, do outro lado era possível avistar a Ilha dos Gatos, Montão de Trigo, Ilha das Couves e as charmosas ilhas que são palco do Fuga ao Luar que acontecerá em novembro.

Chegando a distância de uma dezena de quilômetros de Alcatrazes, percebemos uma mudança drástica no tom do mar, havia se tornado azul, um tom próximo de Safira, um espetáculo a parte, lindo, deslumbrante. Eu particularmente desconhecia a diferença entre águas costeiras e águas oceânicas.

Rota 55 em Alcatrazes – Foto: Ricardo Augusto/Reprodução/Instagram

Quanto mais nos aproximávamos, mais majestosos se evidenciavam os paredões rochosos, imensos com centenas ou milhares de aves. Os barcos pararam num local conhecido por garganta do Harry, dali partimos, apesar das águas cristalinas, pela costa exposta ao mar aberto, as condições não estavam das mais favoráveis, tratava-se de Alcatrazes sendo Alcatrazes, selvagem e voluptuosa.

Ao chegar a marca de 3.500 m nadados fui orientado pelo organizador a me retirar do mar e subir no barco por segurança, assim o fiz. Quando subi no barco vi algumas pessoas mareadas, enjoando talvez por não terem certa intimidade com a maré que a fizesse suportar aquele vai e vem resultado das ondas quebrando contra os paredões.

Alguns metros a frente me joguei no mar e saí a nadar novamente, agora na face abrigada da ilha (aquela que avistamos do continente) a realidade era outra, uma piscina, azul, límpida, que era possível avistar centenas de peixes, grandes, pequenos (teve um grupo que avistou um cardume de arraias, um deles até gravou! Espero que compartilhe o vídeo).

Ao final da prova fizemos uma contemplação no local, que é maravilhosamente incrível. Agradeço Ricardo e equipe pela oportunidade, pela organização e pelo zelo na realização de mais este sonho!

Descubra Alcatrazes.

Ano que vem te completo!”

Rota 55 em Alcatrazes – Foto: Ricardo Augusto/Reprodução/Instagram

 

O passeio em Alcatrazes é realizado todos os anos pela Rota55 e todos os detalhes e descrições sobre o evento são encontrados no site da Rota55 aqui: https://www.rota55.net/alcatrazes. Cabe destacar ainda que existe um programa de sósios chamado “Clube Rota55”, onde interessados em participar das atividades têm descontos nas inscrições. Então, se animou para nadar em Alcatrazes? Então confira o site da Rota55 e programe o seu passeio nas águas do litoral norte paulista.

 

Gostaria de receber as notícias de natação e águas abertas no seu email?

Cadastre-se aqui

Adicionar aos favoritos o Link permanente.