O Governo do Estado de Mato Grosso publicou edital de licitação para a contratação de empresa especializada em engenharia para a elaboração do projeto executivo e construção de uma ponte em concreto armado sobre o Rio Teles Pires. A estrutura, com 180 metros de extensão e 8,80 metros de largura, será erguida na MT-240, na divisa dos municípios de Paranatinga, Santa Rita do Trivelato e Rosário Oeste.
O prazo estimado para execução da obra é de 480 dias, contados a partir da ordem de serviço, enquanto o contrato terá validade de 570 dias. O investimento previsto é de R$ 15 milhões. Segundo secretaria de Infraestrutura e Logística (Sinfra) a obra visa “garantir a melhoria da qualidade de trafegabilidade, proporcionando melhor fluidez, segurança e conforto do usuário, tanto do tráfego de passagem quanto do tráfego local, principalmente do escoamento da produção agrícola e de pecuária de corte e leiteira, promovendo a economia regional”.
A licitação seguirá o modelo de contratação semi-integrada, em que a mesma empresa será responsável pelo projeto executivo e pela construção. A abertura das propostas das empreiteiras está marcada o dia 22 de maio. A ponte de concreto substituirá a estrutura de madeira, que segundo a Sinfra, apresenta problemas de conservação.
Conforme Só Notícias já informou, desde 2019, seis balsas que operavam na travessia de rios em Mato Grosso foram trocadas por pontes pelo governo estadual. No último dia 21, foi inaugurada uma ponte de 692 metros sobre o rio Teles Pires na MT-419, entre Carlinda e Novo Mundo.
Além dessa, outras quatro balsas já foram desativadas: sobre o rio Apiacás, em Apiacás, na MT-206, onde uma ponte de 240 metros foi construída; no rio Verde, em Sorriso, na MT-222, por uma ponte de 181 metros, no rio das Mortes, em Nova Nazaré, na MT-326, onde uma ponte de 483 metros foi construída e sobre o rio Arinos, em Itanhangá, na MT-242, onde uma ponte 240 metros.
Outra balsa sobre o rio Arinos foi desativada, pelo fato de o trânsito ter sido desviado para a nova ponte na MT-242. Atualmente, Mato Grosso tem 13 balsas em operação. A secretaria estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra) tem obras em andamento para construir pontes sobre o rio Teles Pires nas MT-325 e MT-479, e sobre o rio Juruena, na MT-208, para eliminar mais três balsas. Mais quatro pontes estão com projetos em elaboração.