Governo do Amazonas lança o 58º Festival Folclórico de Parintins


Evento abre a temporada de eventos dos bois-bumbás para 2025. O festival deste ano será realizado nos dias 27, 28 e 29 de junho. Bois Caprichoso e Garantido lado a lado no palco do Carnaboi 2025 em Manaus.
Alex Pazuello/Secom
O governo estadual lançou oficialmente, na sexta-feira (28), o 58º Festival Folclórico de Parintins, abrindo a temporada de eventos dos bois-bumbás Caprichoso e Garantido para 2025. O evento foi realizado no Teatro Amazonas com a participação dos itens oficiais e torcedores das duas agremiações.
Este ano, o festival será realizado nos dias 27, 28 e 29 de junho, último fim de semana do mês de junho.
​​📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
De acordo com o Governo do Amazonas, de 2022 a 2024, mais de 340 mil turistas passaram por Parintins durante o período da festa bovina, gerando emprego, renda e movimentando mais de R$ 438 milhões na economia amazonense.
“A expectativa que manteremos a mesma média de visitantes do ano passado e esperamos a geração de 184 mil reais na economia do estado e a geração de 20 mil empregos diretos e indiretos no festival desse ano”, declarou o governador Wilson Lima durante o evento.
A festa folclórica, que já é tradicional no calendário cultural amazonense, ocorre no Bumbódromo de Parintins, no interior do estado. As duas agremiações defendem um tema.
Este ano, o Boi Caprichoso vai defender o tema “Tempo de Retomada”. “A gente sempre faz um estudo pra ser maior e melhor , a régua esse ano está lá em cima”, destacou o presidente da agremiação, Rossy Amoedo.
Já o Boi Garantido vai trabalhar esse ano, o tema “Boi do Povo, Boi do Povão”. “Fazemos um festival que mostra a humanidade, mostra a parte humana pela arte”, afirmou o presidente do Garantido, Fred Góes.
Após a abertura oficial, a temporada terá início com os Ensaios dos Bumbás, que começam neste sábado (29), no Sambódromo. A programação segue até o final de junho, período da festa na Ilha Tupinambarana.
Lula reconhece Festival Folclórico de Parintins como manifestação da cultura nacional
Adicionar aos favoritos o Link permanente.