
A Globo disponibilizou no Globoplay a novela Helena (1975). A trama de Gilberto Braga (1945-2021) faz parte do Projeto Fragmentos. Estrelada por Osmar Prado e Lúcia Alves, a produção foi gravada em 12 dias e estreou com todos os capítulos finalizados.
A novela foi baseada na obra homônima de Machado de Assis, e teve a direção-geral de Herval Rossano. Helena foi a quarta trama das seis da Globo e contava com apenas 20 capítulos. Para contextualizar o telespectador, a atração tinha uma narração inicial que fazia uma retrospectiva dos acontecimentos. A história contava sobre o conselheiro Vale, figura da primeira classe da sociedade do Segundo Reinado, que morreu. Ele deixou um filho, Estácio, de 27 anos, e uma irmã, D. Úrsula, que desde a morte da cunhada cuidara com desvelo da bela chácara em que vivem, no Andaraí.
Nomeados testamenteiros os melhores amigos do conselheiro, o Dr. Camargo, médico igualmente bem relacionado, e o Padre Melchior, grande amigo da família. A abertura do testamento é marcada para o dia seguinte ao enterro e cercada de suspense, criado pela expectativa de Camargo, visivelmente preocupado com um possível “erro”, que poderia o amigo ter deixado para revelar somente após sua morte.
Na trama da Globo, a leitura do testamento revela uma segunda filha do conselheiro Vale, Helena, nascida de uma união até então desconhecida de toda a família. Enquanto Estácio aceita o último pedido do pai – levar Helena para morar na chácara e tratá-la com muito carinho – Úrsula e o Dr. Camargo ficam contrariados.
The post Globo disponibiliza novela que foi gravada em 12 dias appeared first on TV Pop.