Aos 71 anos, idosa se forma em pedagogia: ‘A vida é aprender e ajudar’


Determinada a fazer a diferença, Lúcia Palmira é movida pela paixão pela educação e agora quer atuar no atendimento a crianças com deficiência em Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas. Moradora de Divinóolis realiza sonho de se formar na faculdade aos 71 anos
Já imaginou se formar na faculdade aos 71 anos? Essa é a história de superação e inspiração de Lúcia Palmira de Assis, que conquistou recentemente o diploma de pedagogia em Divinópolis.
“Sempre gostei muito de estudar. Quando consegui voltar para a escola, fui até o nono ano e pensei: ‘Ah, quer saber? Vou continuar, vou fazer o terceiro e depois a faculdade’”, contou.
🔔Receba no WhatsApp as notícias do Centro-Oeste de MG
A decisão de cursar pedagogia veio durante a pandemia, motivada por uma cena dentro de casa.
“Minhas netinhas pequenas estavam tendo aula online, minhas filhas ajudando no dever, mas com muito sacrifício. Eu pensei nas crianças que não têm ninguém para ajudar, cujos pais não sabem ensinar. Foi aí que decidi fazer faculdade, para poder auxiliar essas crianças que precisam”, explicou.
Depois de concluir o ensino médio, Lúcia poderia ter parado. Mas seguiu em frente, encarando a rotina universitária com a garra de quem nunca desistiu dos próprios sonhos.
“Me misturei no meio da juventude e estudei normal, igualzinho a eles. Graças a Deus, minhas notas foram ótimas. Concluí e estamos com uma alegria boa”, celebrou.
Durante os estágios, ela teve contato direto com crianças com deficiência e se apaixonou pela área de educação especial — onde agora pretende atuar.
“Fiquei dois anos em escola da Prefeitura, convivendo com muitas crianças especiais. Quero me profissionalizar nessa área. Quero continuar, até quando Deus quiser ”, disse.
Sem se abater, mesmo diante das dificuldades, Lúcia se tornou um exemplo de que nunca é tarde para recomeçar. Sua trajetória mostra que a educação pode, de fato, transformar vidas em qualquer idade.
“Eu vou continuar estudando, porque a vida é isso: aprender e ajudar quem precisa”, afirmou.
Dona Lúcia se formou em pedagogia aos 71 anos em Divinópolis
TV Integração/Reprodução
📲Siga o g1 Centro-Oeste MG no Instagram, Facebook e X
VÍDEOS: veja tudo sobre o Centro-Oeste de Minas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.